Caterham faz Seven 360R único com peças de helicóptero

Caterham Seven 360R

Desportivo com elementos retirados de um Puma HC2 da RAF será leiloado em setembro.

À partida não há muito em comum entre um Caterham Seven e um helicóptero utilizado pela Royal Air Force (RAF). O carro desportivo britânico foi desenvolvido para ser o mais “despido” e leve possível, enquanto o helicóptero Puma HC2 começou por ser criado para o exército francês em meados da década de 1960 e utilizado em guerras um pouco por todo o planeta. Contudo, a RAF e a Caterham resolveram juntar-se num projeto para criar o exemplar único 360R que utiliza componentes de um helicóptero descontinuado. Este modelo será leiloado para fins de beneficência de 15 de agosto a 12 de setembro pela mão da Collecting Cars, esperando-se que possa ser arrematado por mais de 118 mil euros.

O Caterham especial vem pintado num verde NATO, de modo a combinar com o Puma HC2 que lhe serviu de inspiração, o XW232, um modelo construído em 1972. Por debaixo, o chassis é da cor Desert Sand. Além disso, o “tail boom” em alumínio e as portas (incluindo os puxadores) deste 360R são retirados do Puma. Por dentro, há também detalhes especiais também herdados do helicóptero, nomeadamente o material acolchoado dos painéis das portas, no túnel central e nos bancos em fibra de carbono. Até o painel de instrumentos é feito de forma a imitar o cockpit do Puma, incluindo um relógio de navegação e uma sequência de ignição de três fases.

O motor do Seven 360R é um 2.0 naturalmente aspirado Ford Duratec com 180 cv e 194 Nm, anunciando 0-96 km/h em 4,8 segundos e uma velocidade máxima de 209 km/h. O desportivo pesa 565 kg e vem equipado com Track Suspension Pack, além de jantes de 13 polegadas a “calçarem” pneus Toyo R888R.

Deixe um comentário

*