Kalmar 9×9 é um Porsche 959 com o dobro da potência

Kalmar 9x9

O “primeiro hipercarro retro do mundo” vem da Dinamarca e tem 930 cv.

A Kalmar Automotive já tem no currículo algumas adaptações interessantes de modelos da Porsche, incluindo um 911 elétrico e versões “rally-ready” como o RS-R (uma delas comprada por Tom Kristensen). Agora é a vez do 9×9 revelado no The Quail, uma iniciativa integrada na Monterey Car Week, nos EUA. Apesar de não fazer menção das suas origens, as linhas desta nova criação não enganam: é feita com base num Porsche 959. Descrito como sendo “o primeiro hipercarro retro do mundo”, o 9×9 conta com um motor 3.8 de seis cilindros boxer turbo 930 cv (mais do dobro dos 450 cv de potência do 959, produzido entre 1986 e 1993). A potência é distribuída pelas quatro rodas através de uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades (de origem não confirmada). O escape é um Inconel ao estilo da F1.

Para quem acha que não tem “unhas” para esta versão, a Kalmar disponibiliza um 9×9 Sport com 650 cv saídos de um motor 3.0 de seis cilindros boxer biturbo e caixa de dupla embraiagem de sete relações e o 9×9 Leichtbau, uma versão “lightweight” com 1250 kg, com caixa manual de seis e motor 4.0 naturalmente aspirado e apenas tração traseira. Todas as versões trazem carroçaria em fibra de carbono, suspensão “push-rod” de triângulos sobrepostos, com amortecimento adaptativo e quatro rodas direcionais. Beneficia ainda de pinças de travão em titânio impressas em 3D com travões em cerâmica, além de jantes em magnésio. A componente aerodinâmica também não foi descurada, especialmente em atingir o equilíbrio entre o estilo retro e gerar até 1450 kg de “downforce” em pista.

Por dentro, o modelo de dois lugares traz ecrãs LCD para a instrumentação e um arco de segurança. Não foram também esquecidos o controlo de estabilidade e de tração.

O 9×9 será entregue as clientes a partir de julho do próximo ano.

Deixe um comentário

*