DS comemora 10.º aniversário com tributo ao SM

DS SM Tribute concept

Protótipo pretende abrir caminho para a futura linguagem estética da marca premium.

A DS Automobiles decidiu assinalar uma década de existência com o SM Tribute, um protótipo inspirado no ousado Citroën SM da década de 1970. Este protótipo preto e dourado de três portas pretende mostrar como seria o SM coupé desenhado por Robert Opron nos dias de hoje. Tal como o primeiro SM, este novo concept traz um capot alongado apontado ao chão e uma secção envidraçada que alude à zona do nariz onde surgem os faróis que rodam com o volante. Destaque ainda para as jantes de 22 polegadas parcialmente cobertas inspiradas nas originais, para o pilar C inclinado para trás e para o óculo traseiro curto – tudo elementos similares ao modelo mostrado pela Citroën no Salão de Genebra de 1970.

A inspiração retro continua no interior com a adoção de bancos com nervuras, em forma de rede e um painel de instrumentos superior que reflete os contornos do original. Totalmente nova é a ideia de incluir um painel de instrumentos digital e um volante retangular que exibe outro visor digital. A DS não adianta para já qual é o sistema propulsor adotado. Não está previsto que este SM Tribute passe à produção. É apenas um “show car” que pretende dar ideias para futuros modelos da DS.

O SM foi produzido entre 1970 e 1975, contando com um motor V6 2.7 emprestado da Maserati, na altura dona da Citroën. Além da suspensão hidropneumática, o modelo francês original contava com direção assistida variável e opção de jantes em fibra de vidro.

O futuro do emblema premium francês passa por uma nova berlina DS 9 e por um SUV que será uma versão de produção do Aero Sport Lounge concept – ambos a construir com base na plataforma STLA Medium, que podem incluir motorizações elétricas ou híbridas plug-in.

Deixe um comentário

*