Concept de três lugares Theory 1 promete cumprir 0-100 km/h em menos de 2,5 segundos.
A Lotus apresentou o Theory 1 concept em jeito de antecipação da nova geração dos seus novos supercarros. Trata-se de um modelo 100% elétrico com um configuração de três lugares, ao estilo do McLaren F1, que vem equipado com uma dupla de motores, um por cada eixo, para um total de 1000 cv. Este mini Evija anuncia 0-100 km/h em menos de 2,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 320 km/h. Por sua vez, a bateria de 70 kWh permite um alcance máximo até 402 km.
A carroçaria é em fibra de carbono, o que permite um peso abaixo dos 1600 kg. Além de ser utilizado no interior, o carbono é visível nas portas de abertura em borboleta. A inspiração visual para o Theory 1 foi o S1 Esprit de 1977. Apesar disso, o fabricante não chamará este modelo Esprit quando este chegar à produção. Contudo, algumas ideias visuais e tecnologia serão aproveitadas. Uma das novidades é o Lotuswear, um sistema de robótica adaptativa revestida a tecido desenvolvido com a Motorskins que pode fornecer feedback háptico ao condutor através do banco e do volante. A título de exemplo: pequenas cápsulas insufláveis fornecem impulsos, para dizer ao condutor quando deve fazer uma curva, ou podem funcionar como botões. Outra inovação é a direção steer-by-wire, que dá ao condutor a capacidade de ajustar o rácio e a sensação da direção. Há ainda a utilização do conjunto do motor e da bateria como um elemento de tensão capaz de absorver forças diretamente da suspensão, algo que o F1 Lotus 49 fazia no final da década de 1960.
O protótipo vem munido de uns pneus Pirelli P Zero Elect, desenvolvidos para reduzir a resistência ao rolamento e aumentarem a autonomia até 10%.