Feito com base numa nova plataforma, o comercial antecipa modelo de produção desenvolvido em conjunto com a Volvo a lançar em 2026.
A Renault apresentou o protótipo Estafette uma “van” retro-futurista inspirada num modelo que esteve no mercado entre 1959 e 1980. Este concept pretende abrir caminho para um comercial elétrico que chegará ao mercado em 2026. Feito com base na base FlexEVan, desenvolvida em conjunto com a Volvo Trucks e com a CMA CGM Group, o Estafette tem 4870 mm de comprimento – dimensões próximas da Kangoo atual. Contudo, o construtor francês promete uma agilidade similar à de um Clio, a que junta uma zona de carga com 7,1 m2 – um valor aproximado da Trafic. A altura é de 2590 mm. A porta de correr na traseira abre-se para abrir o furgão a toda a altura, para facilitar o carregamento de mercadorias nos cais de carga, enquanto que, numa rota de entrega, os condutores podem utilizar as portas laterais dianteiras para efetuar as descargas. A Renault afirma que o design inteligente das portas deslizantes facilita a sua abertura e fecho, e que o facto de se recolherem em linha reta, em vez de terem de ser puxadas para fora, significa que são menos duras para o pulso do condutor.
Por dentro, o concept traz um painel de instrumentos digital de 7 polegadas, um ecrã tátil de 12 polegadas, além de vários “widgets” debaixo do ecrã e do volante com várias apps, juntamente com uma dupla de ecrãs verticais de 10 polegadas em cada uma das portas, para assumir as funções de espelho retrovisor.
Para já, ainda não foi revelado o motor desta Estafette.