VW Polo deixa de ser produzido na Europa

VW Polo

Fim do fabrico do utilitário em Pamplona abre espaço para novos SUV elétricos a lançar em 2026.

A Volkswagen deixou de produzir o Polo em solo europeu, ao fim de 40 anos. O utilitário, que era construído em Navarra, Pamplona (Espanha), passará assim a ser feito apenas em Kariega (na África do Sul), até à sua saída do catálogo. A fábrica espanhola será sujeita a um conjunto de alterações, que visam preparar a produção dois novos SUV elétricos de pequenas dimensões.

Apesar da importância histórica do Polo, as suas vendas têm vindo a cair nos últimos anos. Ainda assim, no “velho continente”, nos primeiros oito meses de 2024 foram comercializadas mais de 90 mil unidades do utilitário alemão, o que lhe permitiu ser o oitava modelo mais popular da lista vendas – no entanto, uma prestação abaixo do “português” T-Roc. Em Pamplona continuarão a ser feitos o T-Cross e o Taigo até à transição para a referida dupla de modelos “zero emissões” em 2026 (um de marca VW e outro da Skoda). De acordo com a Auto News, estes dois modelos serão de tração dianteira e de base MEB. O VW será a versão de produção do ID2all SUV, que posicionar-se-á abaixo do ID.3. Já o Skoda será o SUV Epiq, cujo preço promete começar em torno dos 25 mil euros. À parte desta dupla será construído em Martorell, na Catalunha, o Cupra Raval, que, apesar da mesma base, será um hatchback, com um visual mais desportivo.

O Polo começou a ser feito em Pamplona em 1984 e a sua produção terminou oficialmente em julho, com um exemplar de cor azul bebé. Ao todo foram produzidas 8,4 milhões de unidades.

Deixe um comentário

*