Novo crossover elétrico da Skoda é Epiq

Skoda Epiq

Protótipo abre caminho para modelo de produção, com um preço a arrancar nos 25 mil euros, a lançar em 2025.

A Skoda vai lançar seis elétricos até 2026, sendo que o mais acessível (com um preço a partir dos 25 mil euros) chamar-se-á Epiq. Trata-se de um crossover que chegará já no próximo ano e cujo protótipo próximo da versão final foi agora mostrado.

O elétrico de acesso da marca checa será um dos primeiros a incorporar a linguagem estética Modern Solid. Destaque para as proteções nos arcos das rodas e para as partes por pintar nos para-choques traseiros, além das barras de tejadilho, logótipo iluminado atrás, mas também para os faróis e farolins de formato afilado. A tomada de carregamento encontra-se posicionada no vão dianteiro. Outra caraterística deste concept são os detalhes em cor de laranja, por dentro de por fora, tal como a barra luminosa a grelha a toda a largura. Potencial concorrente de propostas como o Renault 4 EV e o Fiat Panda, o Epiq tem 4,10 metros de comprimento e será um equivalente “zero emissões” ao Kamiq. Evoluindo com base na plataforma MEB Entry (de tração dianteira), esta proposta é um “irmão” do VW ID.2all e do Cupra Raval. Na bagageira, este crossover Epiq traz 490 litros de capacidade e tem mais de 20% de altura ao solo comparativamente com a dupla anteriormente mencionada. Em relação às especificações técnicas, ainda não há informações disponíveis, embora seja adiantado que a autonomia máxima será acima dos 400 km (WLTP). A versão final deverá contar com opção de bateria de 38 e 56 kWh de capacidade, sendo que a maior deverá permitir carregamentos a 125 kW (que em 20 minutos possibilitam encher de 10 a 80% da carga). Estima-se ainda que este Epiq contará com uma versão desportiva RS quando chegar à produção. O novo trio elétrico de acesso à gama das marcas Skoda, Cupra e VW será produzido em Espanha.

Antes do lançamento do Epiq, a Skoda revelará o SUV compacto elétrico Elroq ainda este ano. Em 2026, estes terão a companhia de novas gerações do Enyaq e do Enyaq Coupé, sendo que está também prevista uma carrinha elétrica equivalente à Skoda Break, juntamente com um SUV de sete lugares feito com base no Vision 7S.

Deixe um comentário

*