Lamborghini estreia motor V8 4.0 com “red line” às 10.000 rpm

Novo motor V8 biturbo da Lamborghini

Integrado num sistema híbrido, este bloco biturbo com 800 cv será utilizado no Temerario, o sucessor do Huracán.

A Lamborghini trocará o V10 naturalmente aspirado por um V8 biturbo em agosto – altura da apresentação do seu novo supercarro. Contudo, ao contrário do que costuma acontecer com a sobrealimentação, este bloco promete ser mais leve face ao antecessor. Além disso, anuncia um “red line” às 10.000 rpm. O bloco, cujas primeiras imagens foram agora mostradas, fará a sua primeira aparição no carro conhecido para já pelo nome de código 634 ou Temerario (nome ainda não confirmado, embora a patente já tenha sido registada), o sucessor do Huracán. Este novo bloco V8 (diferente do V8 que o grupo VW utiliza em diferentes SUV e berlinas maiores), reduz ainda a cilindrada de 5.2 para 4.0 face ao antigo V10.

Este novo motor de cambota plana tem 800 cv e 730 Nm – o que faz com que seja logo aí mais potente do que qualquer um dos Huracán que se ficam pelos 640 cv e 565 Nm. Contudo, este novo motor será integrado num sistema híbrido que acrescenta um motor elétrico no eixo traseiro com 150 cv/100 kW e 300 Nm. Além disso, segundo a Autocar, são incluídos mais dos motores no eixo dianteiro, como no PHEV Revuelto. A potência conjunta deste sistema, que será gerida por uma caixa de dupla embraiagem de oito velocidades, chegará até aos 913 cv, mas poderá ser superior a esse valor.

Visualmente, o Temerario seguirá as mesmas linhas do Huracán, embora com a inclusão de faróis mais afilados, entradas de ar laterais mais fundas, tejadilho de dupla bolha e uma ponteira de escape elevada.

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