Versão mais “picante” do novo Renault 5 anuncia 0-100 km/h em 6,4 segundos e até 380 km de autonomia.
A Alpine mostrou o seu primeiro modelo elétrico, o A290 GT. Mostrado no véspera das 24 Horas de Le Mans, este Alpine, que é uma espécie versão mais “espigada” do novo Renault 5, tem uma versão de topo GT Performance com 220 cv/160 kW e 300 Nm debitados de um único motor – enquanto a versão mais potente do 5 tem 150 cv/110 kW. Estas caraterísticas permitem ao A290 baixar dos 8 para 6,4 segundos no tempo de 0 a 100 km/h. Existe ainda uma versão mais contida GT com 180 cv/130 kW e 285 Nm, um segundo mais lenta que a GT Performance. Tendo como principal rival o Mini elétrico, o A290 vem acompanhado de uma “banda sonora” gerada artificialmente, embora seja, segundo o construtor, baseada no funcionamento natural do motor elétrico.
Embora utilize a mesma bateria de 52 kWh de capacidade, a autonomia é inferior à do Renault 5, com o A290 a anunciar 380 km de alcance em vez 400 km. A Alpine optou ainda por utilizar alguns componentes em alumínio de modo a reduzir o peso, que ainda assim é de 1479 kg. Este elétrico de tração dianteira permite efetuar carregamentos a 100 kW, o que significa que é possível encher de 15 a 80% em meia-hora.
Visualmente, as linhas cinzeladas e guarda-lamas angulosos e salientes deste A290 remetem para o Renault 5 Turbo do início dos anos 1980, embora o Alpine tenha vias 60 mm mais largas, jantes de 19 polegadas com dois desenhos diferentes à disposição, além de travões com pinças de quatro êmbolos da Brembo. Típicos são também os faróis em forma de X e elementos visuais na grelha com o mesmo formato, sendo que o para-choques é mais fundo e existem três estrias à frente das rodas posteriores. Já o puxador das portas traseira surge escondido no pilar C.
Por dentro, há um ecrã central de 10,1 polegadas igual ao do Renault 5, sendo a principal novidade a inclusão de pedais desportivos e os botões para a caixa na zona inferior da consola central, similares aos do A110. O volante é também específico, trazendo um botão OV que aparentemente permite fazer o mesmo que uma aceleração a fundo pode proporcionar. Ao lado, há quatro níveis de regeneração na travagem.
O A290 base está disponível na versão GT ou GT Premium, esta última com tejadilho em preto, pinças de travão em Alpine Blue, revestimentos em couro Nappa e sistema de som premium. Já a versão de topo tem a opção GT Performance ou GTS, com a primeira a incluir pinças em vermelho e pneus especiais Michelin Pilot Sport 5 e a segunda com as mesmas caraterísticas do GT Premium.
O A290 estará disponível para encomenda a partir deste verão, com o início das entregas previstas para o final do ano. Existirá uma edição de lançamento GTS Premiere Edition, limitada a 1955 unidades, com decorações específicas, mais equipamento e uma placa identificativa.