Renault 5 está de regresso com propulsão elétrica

Renault 5 E-Tech Electric

Citadino de visual retro promete um alcance máximo até 400 km.

Quiçá a principal novidade do Salão de Genebra deste ano, o novo Renault 5 foi oficialmente apresentado. A principal novidade do citadino francês é a sua propulsão 100% elétrica. Este novo modelo, cuja designação completa é 5 E-Tech Eletric, adota um posicionamento retro-futurista “chic”, na mesma senda dos novos Fiat 500 e Mini.

Visualmente, o novo 5 destaca-se pelos faróis e farolins dispostos na vertical (em alusão ao modelo clássico), assim como pelos arcos das rodas pronunciados. Os puxadores das portas traseiras surgem colocados nos pilares C, de modo a dar a impressão de que estamos perante um modelo de três portas (que, nas duas primeiras gerações, tinha versões de três e cinco portas). Algumas versões do novo “cinco” recebem detalhes em vermelho, numa espécie de piscar de olho ao R5 Turbo. Aliás, haverá uma espécie de sucessor espiritual desse “foguete de bolso” ainda este ano sob a forma de um Alpine A290 – igualmente elétrico. O novo 5 mede 3,92 metros de comprimento, 1,77 m de largura e 1,50 m de altura, além de 2,54 m de distância entre eixos. A bagageira tem 326 litros de capacidade. O citadino EV conta com jantes de 18 polegadas com pneus de medida 195/55. O novo Renault 5 é maior que o Twingo, mas mais pequeno do que o Clio. Além do mais é a primeira criação com base na plataforma AmpR Small, anteriormente conhecida por CMF-B EV.

Por dentro, realce para os pespontos dispostos na vertical no tablier (em alusão ao original), mas também para as saídas de ventilação retangulares. Outro toque retro é a moldura de grandes dimensões para o painel de instrumentos digital (de 7 ou 10 polegadas) e para o sistema de infotainment (com um ecrã tátil diagonal de 10”).

A versão mais leve do novo 5 elétrico tem 1350 kg e vem com uma bateria de 40 kWh de capacidade, enquanto a mais pesada tem 1450 kg e uma bateria de 52 kWh. A opção de entrada traz m motor dianteiro com 95 cv e 215 Nm ou 120 cv e 225 Nm. Com a bateria maior existe a opção de um motor de 150 cv e 245 Nm (que permite acelerações de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos), sendo que a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 150 km/h. A bateria mais pequena anuncia 300 km de alcance máximo (WLTP) e a maior 400 km. É possível carregar a 11 kW em AC e 80 kW ou 100 kW (dependendo do tamanho da bateria) a DC. Com o carregamento rápido é possível encher de 15 a 80% da bateria em 1h30. Contudo, é preciso realçar que a versão de 95 cv não permite carregamentos rápidos. Nota também para o facto de permitir carregamentos bidirecionais (útil para dar energia eletrodomésticos), trazendo também uma bomba de calor que aquece o habitáculo e um sistema de travagem regenerativa. Além disso, o 5 vem munido de uma suspensão multibraços no eixo posterior e dispõe no capot de um logo sobredimensionado que indica o volume de carga da bateria.

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