Mini Cooper de cinco portas está de regresso

Mini Cooper 5 Door

Novo modelo, o último da marca apenas com motores a combustão, conta com opção 1.5 de três cilindros e 2.0 de quatro cilindros a gasolina.

A Mini continua a alargar a sua gama, apresentando agora o novo Cooper de cinco portas. Este modelo foi mostrado para já apenas com motores térmicos, embora esteja prevista uma versão 100% elétrica mais para a frente. Visualmente, apesar de manter o típico visual Mini, há algumas novidades a assinalar face ao modelo de três portas, com a opção a recair por faróis circulares com luzes diurnas em LED e por uma grelha repartida em preto. A dividir a grelha surge uma barra mais fina que a do três portas. O Mini de cinco portas tem 4036 mm de comprimento, o que faz dele 172 mm mais comprido face ao modelo de três portas (e mais 31 mm face ao antigo 5 Door), acrescentando a isso mais 72 mm entre eixos. A mala tem 275 litros de capacidade, mais 65 litros que o 3 Door. Apesar disso, mantem os vãos curtos, assim como os farolins traseiros de formato triangular.

Em solo europeu, o novo Cooper 5 Door contará no lançamento com dois motores a gasolina. O primeiro, o Cooper C, será um 1.5 de três cilindros turbo com 156 cv e 230 Nm, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8 segundos e de atingir 225 km/h de velocidade máxima. Acima deste existirá o Cooper S com um motor 2.0 de quatro cilindros turbo com 204 cv e 300 Nm, anunciando 0-100 km/h em 6,8 segundos e 242 km/h de máxima. Ambos contam com uma caixa automática de oito velocidades. De acordo com o fabricante, o modelo de cinco portas conta com uma suspensão e amortecimento afinados para um comportamento dinâmico, embora haja opção de suspensão adaptativa. O “hatch” pode encaixar jantes de medida 16 a 18 polegadas, beneficiando nas duas medidas maiores de pneus mais largos com 215 mm. O Cooper 5 Door pode ser encomendado em 11 cores, com três cores contrastantes para o tejadilho.

Por dentro, há quatro decorações à escolha. A primeira Essential inclui bancos pretos com tecido com um padrão específico. Já o Classic traz um volante de três raios em vez de dois. No Favored a opção recaiu por um padrão de dois tons “houndstooth” no tablier. Por fim, há o JCW que combina um tecido em malha de várias cores com uma imitação em couro com pespontos em preto. Independentemente do ambiente escolhido surge ao centro um ecrã circular OLED com 9,4 polegadas que inclui o assistente pessoal. Existem sete modos de configuração desta instrumentação digital, que alteram o ambiente a bordo.

Deixe um comentário

*