Novo Mini Cooper S tem 204 cv

Mini Cooper S

A outra alternativa térmica é o Cooper C com 156 cv.

Quando apresentou a nova geração do Cooper “hardtop” de três portas no ano passado a Mini revelou apenas os elétricos E e SE. Agora é a vez das versões a combustão, com uma dupla de opções a gasolina.

A versão base é o Cooper C com recebe um bloco 1.5 de três cilindros turbo a debitar 156 cv e 230 Nm, anunciando 0-100 km/h em 7,7 segundos. A opção mais potente é o Cooper S (nas imagens) dotado de um motor 2.0 de quatro cilindros turbo a debitar 204 cv (mais 12 cv que o antecessor) e 300 Nm. Para o efeito, este modelo de 1285 kg reduz o tempo de aceleração 0-100 km/h para 6,6 segundos. A Mini diz que ambas as versões surgem equipadas com uma suspensão e amortecedores afinados “para um comportamento preciso e travagens bruscas”. Dependendo da opção, há várias jantes de medida 16 a 18 polegadas, quatro opções de tejadilho, tendo em específico três gradientes de cores para o teto no caso do modelo Favoured com opcional Multitone Roof. A nível visual o Cooper S distingue-se pelo desenho da grelha, pelo novo posicionamento do bocal de abastecimento de combustível e pelo logo em vermelho.

Já por dentro, realce para o mesmo sistema de infotainment dos modelos elétricos, mantendo, no entanto, alguns comandos físicos, além do travão, seletor de mudanças, botão start/stop e do volume localizados por baixo do ecrã de formato circular. Esta nova dupla a gasolina construída em Oxford, no Reino Unido, traz uma bagageira com 210 litros de capacidade, extensível a 800 litros com o rebatimento da segunda fila.

Entre o equipamento de fábrica o Cooper C inclui os faróis em LED, sete experiências de condução (Core, Green, Go-Kart, Personal, Vibrant, Timeless e Balance), ecrã OLED de 9,4 polegadas, câmara traseira e volante aquecido. Já o Cooper S acrescenta o sistema de carregamento por indução do smartphone, bancos aquecidos, HUD, faróis e farolins com assinatura adaptável no caso do nível de equipamento Classic. Já o nível Exclusive traz decorações específicas (nomeadamente o contorno da grelha e lista azul do tablier, entre outros). Por fim, o nível de equipamento Sport contempla patilhas no volante da caixa automática, jantes de 18 polegadas, travões JCW, um spoiler maior e detalhes em vermelho para o interior. Para lá dos níveis de equipamento, existem packs de nível 1, 2 e 3 que acrescentam um teto panorâmico, sistema de som Harman Kardon e bancos elétricos.

A Mini prevê lançar uma versão “aberta” deste novo Cooper, assim como uma opção de cinco portas (a revelar ainda este ano). Esta será a última vaga de modelos a combustão da Mini antes de uma viragem a 100% para a eletrificação no final da década.

Deixe um comentário

*