Mini revela novo Cooper elétrico

Mini Cooper

Estreia oficial está prevista para maio.

A Mini desvendou o novo Cooper elétrico sem qualquer tipo de camuflagem. A nova geração será mostrada em maio e a chegada ao mercado está prevista para maio de 2024. O novo Cooper “zero emissões” será construído na China e evoluirá a partir de uma plataforma de tração dianteira concebida pela Spotlight Automotive, uma joint-venture da BMW com a Great Wall. Já a versão térmica do novo Mini, será uma evolução substancial do carro atual (com uma nova plataforma) e será produzida em Oxford. Estão previstas evoluções substanciais do motor 1.5 de três cilindros da versão base e 2.0 de quatro cilindros para a versão Cooper S, com vista a melhorar a performance e a eficiência. Esta versão será lançada em julho do próximo ano.

Tal como é possível constatar nas imagens, o novo Mini Cooper elétrico vai buscar alguns elementos do modelo original. À parte disso, mantem as dimensões compactas, com cerca de 3,80 metros de comprimento.  Contudo, esperam-se vias mais largas e vãos mais curtos, o que favorecerá a distância entre eixos. Além do mais, contará com jantes maiores. Esses fatores permitirão ter uma presença mais musculada.

O interior ainda não foi revelado, mas está previsto que o novo Cooper elétrico seja simplificado, com menos botões. Ao centro da consola estará um ecrã de infotainment, mas à frente do condutor deixará de figurar um painel de instrumentos. A informação relevante para o condutor será projetada no tablier.

A versão de acesso do Mini elétrico terá 184 cv, capaz de 0-100 km/h em 7 segundos e anunciando uma autonomia até 386 km (de responsabilidade uma bateria de 40 kWh). Por sua vez, a versão de topo Cooper SE terá 218 cv e até 483 km de alcance (com bateria de 54 kWh). Para mais tarde está previsto o JCW com cerca de 250 cv.

Deixe um comentário

*