Mini revela elétrico Aceman

Mini Aceman

Novo modelo faz a ponte entre o Cooper e o Countryman, procurando combinar agilidade e uma dose generosa de espaço a bordo. No topo estará uma variante JCW.

A Mini desvendou o Aceman, um crossover elétrico do segmento B que se posiciona entre o Cooper e o Countryman, um SUV do segmento C. Estamos perante um modelo ligeiramente maior que o Cooper (com o qual partilha a plataforma), de “calças arregaçadas” e que oferece mais espaço a bordo, sem sacrificar a típica agilidade do citadino, diz a Mini. Ao contrário do que sucede com os restantes membros da atual gama, o novo Aceman estará disponível apenas com motores elétricos, em dois níveis de potência. O Aceman E tem 218 cv/160 kW e 330 Nm, associado a uma bateria de 40,7 kWh capaz de alcance até 310 km, carregando a um máximo de 75 kW, além de anunciar 0-100 km/h em 7,9 segundos e uma velocidade máxima de 159 km/h; e o Aceman SE tem 184 cv/135 kW e 290 Nm, com uma bateria de 54,2 kWh capaz de cumprir até 406 km e que carrega até 95 kW, fazendo 0-100 km/h em 7,1 segundos e atingindo um pico de 171 km/h. Embora não tenha mais potência face às demais versões, a opção de topo JCW promete um comportamento dinâmico superior.

Esteticamente, o Aceman combina elementos do Cooper com algumas linhas angulares do Countryman. Realce para as proteções em plástico preto mate em redor da carroçaria, na zona inferior e nas barras do tejadilho. O efeito cúpula da superfície vidrada e o teto “flutuante” típicos da Mini mantêm-se, assim como a caraterística grelha de formato octogonal. Esta última tem um intuito puramente decorativo, sendo que há uma entrada de ar no para-choques inferior. Os faróis assemelham-se a uns olhos de um animal fofinho e há três modos diferentes para o grafismo – similares ao estilo “pixel” dos farolins. À disposição existem quatro níveis de equipamento: Essential, Classic, Favoured e JCW, cada um com um logo específico e jantes próprias que vão de 17 a 19 polegadas. Por sua vez, o topo de gama JCW inclui para-choques com desenho único, além de um tejadilho em Chili Red, riscas no capot e acabamentos em preto brilhante na carroçaria. Ocupando na gama o lugar do Clubman, o Aceman tem 4075 mm de comprimento, 1754 mm de largura e 1495 mm de altura, o que o torna 217 mm mais comprido que o Cooper e 354 mm mais pequeno que o Countryman.

O interior do Aceman é minimalista, seguindo o mesmo aspeto do Cooper. Tem espaço para cinco ocupantes e uma bagageira com 300 litros de capacidade, extensíveis a 1005 litros com o rebatimento da segunda fila numa proporção 60:40. Realce para o ecrã tátil OLED no centro com 9,44 polegadas, a congregar a maioria das funções. Abaixo destes, em complemento, existem botões para o start/stop, travão, seletor da caixa, modos de condução e volume do rádio. O sistema operativo de nova geração é inspirado nos smartphones e integra um assistente por voz chamado Spike. À escolha existem oito modos de condução: Personal Mode, Go-Kart Mode, Vivid Mode, Core Mode, Green Mode, Timeless Mode, Balance Mode e Trail Mode. O ambiente a bordo muda de acordo com o modo selecionado, não só na iluminação mas também no aspeto dos menus. O tablier é decorado com um material tipo malha, sendo que o forro das portas é revestido em poliéster reciclado e os bancos podem ser decorados em tecido ou Vescin perfurado. Nota ainda para a luz ambiente e para o teto panorâmico em vidro. Entre o equipamento, realce para os 12 sensores ultrassónicos, 4 câmaras Surround, além de um conjunto de ADAS, incluindo o Driving Assistant Plus e o Remote Parking.

O novo Aceman começará por ser produzido na China e só a partir de 2026 também será feito em Oxford, no Reino Unido. Tem lançamento previsto para o final do ano.

Deixe um comentário

*