Toyota Hilux a hidrogénio promete 600 km de alcance

Toyota Hilux FCEV pick-up protótipo

Protótipos da pick-up com motor do Mirai já se encontram em testes.

A Toyota construiu dez protótipos Reino Unido da Hilux FCEV. Esta versão da pick-up movida a pilha de combustível conta com o mesmo sistema do Mirai e permite um alcance até 600 km entre reabastecimentos. Cinco dos referidos protótipos deste modelo “zero emissões” já estão a ser testados no terreno e os outros cinco serão entregues para clientes e para o parque de imprensa (incluindo nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos deste ano, em Paris). A versão FCEV da Hilux tem um aspeto similar à versão térmica, surgindo na composição “extra-cab” com 5325 mm de comprimento.

A principal diferença está na motorização que utiliza três depósitos que armazenam hidrogénio a alta pressão que surgem integrados no chassis, com uma capacidade total de 7,8 kg. Debaixo do capot surge uma pilha de combustível com 330 células de eletrólito de polímero que produz energia, que por sua vez é armazenada numa bateria de iões de lítio posicionada na caixa de carga. Por fim, há um motor elétrico traseiro com 182 cv/134 kW e 300 Nm responsável pelo movimento das rodas traseiras. A Toyota diz que este motor leve permite ter maior carga útil e maior capacidade de reboque face a uma pick-up 100% elétrica, ao mesmo tempo que oferece maior alcance.

Atualmente, o fabricante nipónico continua a desenvolver pilhas de combustível com células modulares e depósitos de hidrogénio com diferentes formatos, de modo a conseguir adaptar este sistema a várias tipologias de viaturas. A terceira geração da tecnologia fuel cell continua em fase de desenvolvimento, sendo esperada a introdução no mercado em redor de 2026/27. Segundo a Toyota, estes modelos permitirão mais 20% de autonomia mas envolvendo um terço dos custos, graças à evolução da tecnologia e ao aumento do volume de produção.

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