Toyota prepara Hilux a hidrogénio

Toyota Hilux H2 Hydrogen Concept

Pick-up contará com tecnologia “zero emissões” do Mirai.

A Toyota apresentou um protótipo de uma Hilux equipada com pilha de combustível de hidrogénio. Graças a isso, a pick-up tornou-se num modelo elétrico FCEV “zero emissões”. Este concept liderado pela Toyota do Reino Unido, que conta investimento do governo local (no valor de perto de 13 milhões de euros), apoia-se na segunda geração da pilha de combustível – sistema já utilizado na berlina Mirai.

Este sistema conta com uma distribuição dos depósitos de armazenamento de hidrogénio, três unidades que se encontram entre o habitáculo e a caixa de carga, dispostas na longitudinal, com a pilha de combustível por cima, um motor elétrico na zona dianteira e outro motor elétrico no eixo posterior, possibilitando tração integral. O objetivo da Toyota é produzir um modelo de trabalho “zero emissões” que possam servir a população de zonas mais remotas do Reino Unido, nas quais o acesso a carregamentos elétricos é menos viável. O consórcio responsável por este projeto conta também com a participação da Ricardo, ETL, D2H e Thatcham Research.

Esta Hilux “fuel cell” terá uma série limitada de unidades que serão produzidas em Burnaston, no Reino Unido – onde é também produzido o Corolla.

Deixe um comentário

*