BMW estreia Série 8 Coupé em Le Mans

View Gallery 79 photos

Entre o desportivo e luxo, o coupé de alta gama está de volta em novembro com dois motores: um V8 a gasolina e um 6 cilindros turbodiesel.

O novo coupé de duas portas recupera a mítica designação 850i dos anos 1990. Depois de deixar de produzir o Série 6 Coupé, o 8 Coupé é a nova forma de apresentar de a BMW apresentar um modelo entre o luxo de um Classe S com as performances de um desportivo, que possa ser competitivo no mercado dos “super modelos de luxo”. O novo modelo, que estará disponível para encomenda ainda este mês e cujas primeiras unidades chegam em novembro, estará disponível no lançamento na versão M850i xDrive com um 4.4 V8 a gasolina com 530 cv (num bloco com turbos de dupla entrada e mais 70 cv do que antes), que anuncia 0-100 km/h em 3,7 segundos. O motor dispõe de um cárter em alumínio, pistões redesenhados e injetores até 350 bar de pressão. Há ainda a versão 840d xDrive com um 3.0 de seis cilindros em linha Diesel com 320 cv, com dois turbos, sistema common-rail de 2500 bar e sistema SCR com injeção de AdBlue. Anuncia consumos de 6,2 l/100 km. Ambos os motores recorrem a uma caixa automática de oito velocidades Steptronic com patilhas no volante e com um sistema de tração integral xDrive que envia a potência para o eixo traseiro de série e quatro rodas direcionais.

De certa forma, apesar das diferentes proporções e posicionamento, o Série 8 Coupé substitui o Série 6 Gran Coupé (derivado do Série 5) como o Coupé de duas portas de referência da BMW e tem menos de Série 7 do que seria de esperar. O Série 8 Coupé foi lançado a poucas horas do arranque das 24 Horas de Le Mans onde correrá um M8 GTE. O novo carro de estrada, que terá uma versão desportiva M8 (que poderá rondar os 700 cv), conta com uma suspensão de duplos triângulos sobrepostos na dianteira e de configuração multibraços com cinco ligações no eixo posterior. Conta com suspensão adaptativa com diferencial ativo M controlada eletronicamente e diferencial autoblocante. O 840d traz de série jantes de 18 polegadas (havendo opção de 19 e 20). Entre os sistemas de assistência à condução, destaque para o cruise control ativo (de série) e aviso de saída de faixa.

Com 4843 mm de comprimento (menos 15 cm que o Série 6 Gran Coupé), 1902 mm de largura, 1341 mm de altura e 2822 mm de distância, o Série 8 Coupé tem 420 litros de capacidade na bagageira. No interior, dispõe de uma instrumentação com ecrã de 12,3 polegadas e um ecrã tátil central de 10,25 polegadas de série. Há ainda uma versão atualizada do head up display, comandos por gestos, por voz e a versão mais recente do iDrive. A carroçaria dispõe de um teto com dupla bolha fabricado em plástico reforçado a fibra de carbono.

Deixe um comentário

*