Audi antecipa novo R8 elétrico com 775 cv

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Com três motores elétricos e tração integral, o protótipo PB18 e-tron apresentado em Pebble Beach antecipa um novo desportivo topo de gama.

A Audi apresentou no concurso de elegância de Pebble Beach o PB18 e-tron concept, um protótipo de um coupé elétrico que poderá antecipar um sucessor do R8 para o topo da gama. Desenvolvido em conjunto pelo centro de design da marca alemã na Califórnia e pela Audi Sport, este supercarro do futuro conta com tração integral e três motores elétricos (um à frente com 204 cv e dois atrás com 237 cv cada), debitando um total de 680 cv (mas com a possibilidade de reunir 775 cv por breves segundos, em overboost, com um binário máximo de 830 Nm). Com menos de 1550 kg, o concept tem carroçaria em alumínio, fibra de carbono e materiais compósitos. Isto significa que a sua potência específica é de 516 cv/tonelada. Em termos de prestações, a marca vai dizendo que o PB18 e-tron poderá acelerar de 0 a 100 km/h em pouco menos de 2 segundos, não tendo ainda confirmado a velocidade máxima (apesar de admitir que poderá superar os 300 km/h, dependendo da autonomia disponível.

O PB18 e-tron possui um conjunto de baterias com 95kWh de capacidade, colocadas debaixo da bagageira. A marca dos quatro anéis dá a entender o sistema de baterias em estado sólido deste concept poderá servir futuros modelos e-tron, permitindo uma redução substancial do peso e melhor distribuição de espaço no interior. A autonomia máxima estimada deste modelo é de até 500 km, à luz do ciclo WLTP. Numa tomada de 800V, o supercarro carrega as baterias por completo em cerca de 15 minutos. Em alterativa, pode ser carregado por indução.

Esteticamente, o PB18 e-tron é uma evolução do conceito exibido no Aicon concept no último Salão de Frankfurt. Contudo, apesar do aspeto que mais o aproxima de uma “shooting brake”, o concept de Pebble Beach remete para modelos de competição, com cavas das rodas pronunciadas, saias laterais largas e entradas de ar nas rodas traseiras. A completar o conjunto estão jantes de 22 polegadas com desenho de turbina, de perfil 275/35 à frente e 35/30 atrás. Atrás, destaque para o spoiler ajustável, para a barra de iluminação ao longo de toda a traseira e para o difusor ajustável. O PB18 e-tron tem 4530 mm de comprimento, 2000 mm de largura e 1150 mm de altura (o que significa que é 100 mm mais comprido, 60 mm mais largo e 90 mm mais baixo que o R8 atual). A distância entre eixos é também 50 mm maior face atual topo de gama da marca de Ingolstadt. A mala tem 470 litros de capacidade.

Este PB18 e-tron conta com uma direção, acelerador e travagem totalmente eletrónica, o que permitiu à Audi explorar um conceito de cockpit com aspeto variável (visualmente inspirado no R18 e-tron quattro LMP1 que venceu Le Mans). A posição de condução e o painel de instrumentos pode ser colocado em dois sítios: à esquerda como qualquer carro de estrada ou ao centro como um modelo de competição. Outra novidade é a adoção do mais recente sistema de travagem regenerativa. Por fim, outra alusão ao universo da competição é a suspensão, inspirada igualmente no modelo de Le Mans, com braços inferiores independentes, braços superiores de controlo transversal, sistema push-rod à frente e pull-rod atrás com amortecedores magnéticos de amortecimento variável.

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