BMW estreia terceira geração do Z4

BMW Z4 View Gallery 13 photos

A marca bávara assinalou em Pebble Beach o regresso aos roadster. Chega ao mercado na primavera do próximo ano.

Precisamente no mesmo palco onde há um ano mostrou o concept, a BMW mostrou no concurso de elegância de Pebble Beach (Califórnia, nos EUA) a terceira geração do Z4. O novo modelo de dois lugares e tração traseira, desenvolvido em paralelo com o Toyota Supra, será lançado mundialmente na primavera de 2019. Ambos serão produzidos na fábrica da Magna Steyr, na Áustria. Para já, a única versão que o fabricante bávaro mostrou foi a M40i First Edition (uma edição limitada de lançamento). Apenas a 19 de setembro é que BMW revelará na íntegra a gama do novo modelo, equipamento e inovações tecnológicas. A sua estreia ao grande público será em outubro no Salão de Paris (França). Deverá estar disponível para encomenda ainda este ano.

O novo Z4 (G29) conta com motor de seis cilindros em linha 3.0 com turbo de dupla entrada a debitar 340 cv e 500 Nm de binário máximo. Falta revelar as caixas de velocidades disponíveis neste modelo, que no M240i tem opção manual de seis velocidades e automática de oito. Independentemente disso, a marca anuncia acelerações de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h, os consumos de 5,9 l/100 km e as emissões de CO2 de 162 g/km.

Ao contrário da geração anterior, a nova encarnação do roadster possui uma capota retrátil em tecido operada eletricamente. Nesta versão de lançamento, destaca-se a pintura exterior Frozen Orange metalizada, jantes de dois tons de 19 polegadas, capas dos espelhos em preto, a suspensão desportiva M (rebaixada face às versões menos potentes a anunciar) com amortecimento pilotado com vários níveis de regulação, duplos triângulos sobrepostos à frente e multibraços atrás, pneus Michelin Pilot Super Sport de medida 255/35 ZR19 à frente e 275/35 ZR19 atrás, travões M Sport e diferencial autoblocante M Sport também de controlo eletrónico. Realce ainda para o sistema de som Harman Kardon, faróis adaptativos em LED e head-up display. Sem esquecer que por dentro há ainda de série bancos em couro preto Vernasca com regulação elétrica e memória, além da instrumentação digital.

A BMW vai dizendo que o novo Z4 é mais leve face ao antecessor (na ordem dos 50 kg), em virtude da utilização de uma nova plataforma em aço e alumínio, que inclui elementos do chassis, suspensão e componentes eletrónicos da CLAR dos Série 5 e 7, X3, X4 e X5. A distribuição de peso é 50:50 e a rigidez torsional foi aumentada em mais de 30% face ao antecessor. O novo Z4 é 70 mm mais largo do que antes o que deverá contribuir para uma agilidade superior.

Deixe um comentário

*