Jaguar avança com E-Type elétrico

Jaguar E-Type Zero Concept View Gallery 6 photos

O clássico E-Type elétrico terá uma edição limitada a partir do verão de 2020.

A Jaguar anunciou o regresso do clássico E-Type em forma de elétrico, sob a forma de edição limitada (em número a confirmar). Com comercialização prevista para o verão de 2020, o projeto liderado pela Jaguar Classic consiste na conversão para elétrico nas suas instalações em Coventry, no Reino Unido. Uma das inovações deste processo é o facto de ser reversível, estando também disponíveis para atuais proprietários deste lendário modelo britânico.

O projeto originalmente E-Type Zero foi apresentado em setembro de 2017 mas chegou às bocas do mundo depois de ser o carro utilizado no casamento entre o príncipe Harry e Meghan Markle em maio passado. O novo modelo será hoje mostrado em público na concentração de Quail, na Califórnia, ainda em formato concept. A versão de produção terá poucas alterações.

Este E-type elétrico terá uma velocidade superior e mais potência face ao modelo original, mantendo uma distribuição e comportamento muito próximos do lendário E-Type (produzido entre 1961 e 1975). O motor elétrico fica posicionado atrás do conjunto de baterias posicionado no centro do carro, local onde está alojada também a caixa de velocidades. Muitos componentes deste E-Type E, como as baterias de iões de lítio, são herdadas do SUV I-Pace. Promete acelerações de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e a sua autonomia será na ordem dos 274 km, sendo que demora cerca de 7 horas a carregar as suas baterias na totalidade.

A suspensão e os travões não foram praticamente mexidos. As principais novidades desta versão EV são a introdução de um ecrã tátil e os faróis dianteiros em LED. A pintura exterior deste E-Type Zero é num bronze personalizado.

O preço deste E-Type elétrico ainda não foi divulgado, mas especula-se que poderá custar cerca de 430 mil euros.

Deixe um comentário

*