Mercedes EQ Silver Arrow antecipa elétrico de topo

O show car Mercedes-Benz EQ Silver Arrow foi mostrado em Pebble Beach

Este protótipo de 748 cv apresentado em Pebble Beach é inspirado no “flecha de prata” que manteve durante décadas a fio o recorde de velocidade em estrada.

Com um pé no passado e outro no futuro, a Mercedes-Benz fez-se representar na edição deste ano do concurso de elegância de Pebble Beach com o protótipo elétrico EQ Silver Arrow. Com 5300 mm de comprimento, este “single seater” explora a ideia de um desportivo de topo para a futura família de modelos elétricos EQ (que chegará ao mercado em 2019 com um EQ C), explorando um novo rumo em termos estéticos e aerodinâmicos, ao mesmo tempo que remete para o “flechas de prata” W125 Rekordwagen (modelo com motor V12 5.6 feito com base no F1 que venceu a competição em 1937) que deteve o recorde de velocidade máxima de 432,7 km/h numa estrada pública alemã (registado em 1938) até ter sido batido em 2017 pelo Koenigsegg Agera RS de 457,9 km/h. A faixa de luz azul entre os faróis da frente e a faixa vermelha na traseira serão incorporados nos modelos EQ de produção. O EQ Silver Arrow conta com um sistema propulsor totalmente elétrico (com um motor por cada eixo) capaz de debitar até 748 cv, alimentado por um conjunto de baterias de 80 kWh de capacidade. Garante autonomia a rondar os 400 km.

Descrito como um “one off”, este concept “aberto” e sem portas é feito com base na nova plataforma modular MEA da marca que conta com módulos de baterias no piso do carro. A estrutura é feita em fibra de carbono e a pintura prateada remete para os W125. O desenho final deste modelo resulta de uma mistura entre a equipa de design de Gorden Wagener, em Sindelfingen, e a de Mathias Schenker, dos estúdios da marca nos EUA.

Este “super elétrico” conta com vários elementos aerodinâmicos, incluindo spoilers ativos na traseira, capazes de gerar maior “downforce” em situações de travagem intensa. Algumas partes da carroçaria são iluminadas e as jantes de 168 raios são parcialmente carenadas. Os pneus são slick e com medidas 255/25 R24 à frente e 305/25 R26 atrás. No interior, destaca-se o aspeto futurista, com uma instrumentação digital, um volante com um ecrã próprio, aplicações em couro, alumínio e madeira.

Deixe um comentário

*