Novo BMW Série 3 chega em março

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A berlina bávara promete ser a referência dinâmica da sua classe.

A BMW apresentou a nova berlina Série 3 (geração G20) no Salão de Paris, em França. O novo modelo, concorrente do Audi A4 e do Mercedes-Benz Classe C, entre outros, será lançado em março do próximo ano. Com 4,71 metros de comprimento, mais 8 cm do que antes, o novo Série 3 mantem praticamente a mesma altura e largura face ao antecessor. O fabricante alemão diz que o novo modelo conta com mais espaço em largura e comprimento nos lugares posteriores. A volumetria da mala mantem-se nos 480 litros, mas o acesso melhorou. Será lançado com quatro versões de quatro cilindros (320i de 184 cv, 330i de 258 cv e os Diesel 318d de 150 cv e 320d de 190 cv – sendo que, para já, esta última é a única com opção de tração integral) e um seis cilindros (330d de 265 cv). No decurso do próximo ano será aposta a versão desportiva M340i xDrive com um seis cilindros de 374 cv (a anunciar 0-100 km/h em 4,4 segundos) e um híbrido Plug-in 330e iPerformance com 60 km de autonomia em modo elétrico. Existem versões de caixa manual ou automática com conversor de binário de oito velocidades, dependendo da versão. Em opção, exista uma versão da caixa automática com função “launch control” e patilhas no volante.

Há quatro níveis de equipamento à disposição: Advantage, Sport Line, Luxury Line e M Sport. Todas contam de série com iluminação LED, climatização com três zonas, bancos posteriores com rebatimento 40:20:40, duas tomadas USB, travão elétrico e sistema de travagem de emergência com deteção de peões. Entre as opções, destaque para os faróis com tecnologia laser, luz ambiente configurável, HUD, sistema de carregamento de smartphone por indução, teto panorâmico e um sistema de comandos por voz. O ecrã do painel de instrumentação tem 5,7 polegadas (ou digital de 12,3”) e é possível escolher o ecrã de infotainment com 6,5, 8,8 ou 10,3 polegadas.

É possível configurar três suspensões diferentes: duas com controlo mecânico dos amortecedores (normal ou desportiva M Sport) e uma suspensão adaptativa com regulação eletrónica. Também há dois tipos de direção à escolha, com desmultiplicação fixa ou variável (esta última em combinação com suspensões M). É possível montar um diferencial traseiro ativo nas suspensões M Sport (de série no M340i Performance). As ponteiras de escape podem ter 80 ou 90 mm de diâmetro, de acordo com a versão. As jantes são de 16 até 19 polegadas. Há duas cores de carroçaria sólidas, dez metalizadas (sendo que duas são novas: o azul Portimão e o bronze Vermont) e uma Individual (o cinzento Dravit, também novidade) à escolha. Por dentro, é possível escolher molduras em materiais diferentes, como madeira ou alumínio.

O novo Série 3, que será produzido em Munique (Alemanha), Tiexi (China) e San Luis Potosí (México), é até 55 kg mais leve face ao antecessor. Conta com um chassis e carroçaria mais rígidos (com rigidez torsional 25% superior) e um centro de gravidade 10 mm abaixo. A distribuição de pesos é 50:50. A marca de Munique promete um maior foco na performance.

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