Subaru WRX STI S209 confirmado para Detroit

Subaru WRX STI teaser View Gallery 2 photos

Esta edição limitada poderá ser a versão mais potente de sempre da berlina desportiva.

A Subaru reservou uma boa surpresa para a edição deste ano do Salão de Detroit, que abrirá as suas portas a 14 de janeiros nos EUA: a edição limitada WRX STI S209. Esta derivação ainda mais extrema da berlina desportiva nipónica estará disponível globalmente e não apenas no Japão, ao contrário do que sucedeu, por exemplo, com o R205, S206, S207 e S208. A marca japonesa tem vindo a mostrar alguns teasers desta versão que surge com detalhes que remetem para outra edição especial “americana”, o Type RA, nomeadamente o aileron traseiro de grandes dimensões e novas entradas de ar no para-choques dianteiro.

O S209 deverá surgir com um incremento de potência e uma redução de peso, ao estilo do S208, lançado na sua terra natal em 2017 – modelo limitado a 450 unidades, dotado de inúmeros upgrades, com destaque para a suspensão ajustável Bilstein, pinças de travão da Brembo, entre outros. Visualmente, esta nova edição especial deverá seguir as pisadas do S208. Contudo, é possível que o S209 conte com um motor 2.5 boxer de quatro cilindros turbo do STI “americano” e não com o 2.0 boxer turbo de 325 cv do japonês S208. Tendo em conta que o WRX STI convencional conta com 324 cv e que a Diamond Edition recentemente lançada na África do Sul tem 349 cv, é possível que o S209 traga ainda mais potência debaixo do capot.

Semanas depois de ser mostrada a Diamond Edition do WRX STI na África do Sul, com 349 cv, é bem possível que este novo S209 surpreenda com ainda mais potência (que no WRX STI convencional se situa nos 324 cv).

Deixe um comentário

*