Subaru estreia o seu modelo mais potente de sempre

Subaru WRX STI S209 View Gallery 14 photos

O WRX STI S209 de 346 cv fez a sua primeira aparição no Salão de Detroit.

A Subaru resolveu “apimentar” a sua presença na edição deste ano do Salão de Detroit, que abriu ontem nos EUA, com uma novidade: a edição especial WRX STI 209. Mas o novo modelo, com nome de código S209, tem a particularidade de ser o Subaru mais potente de sempre. Com um motor 2.5 turbo de quatro cilindros boxer, este S209 debita 346 cv (mais 36 cv que o WRX STI convencional de especificação norte-americana). A verdade é que estas edições especiais não saíam do Japão desde 2001, por altura do S201. Quem conhece as versões WRX STI sabe o que vai encontrar nesta edição especial: mais potência e uma panóplia de upgrades que beneficiam a performance.

A potência extra tem origem num turbo maior, bielas e pistões forjados mais leves e mais resistente, uma bomba de combustível de fluxo superior com injetores de combustível de dimensões superiores, a juntar a um sistema de escape menos restritivo. A marca nipónica introduziu ainda um sistema que injeta água no intercooler, o que reduz a temperatura do ar que vai para o motor, e por sua vez ajuda a providenciar mais potência. A tração integral é de série e o S209 só está disponível com caixa manual de seis velocidades. A isso juntam-se um novo diferencial autoblocante dianteiro e outro traseiro, assim como um diferencial central e um sistema de vectorização de binário. Esta edição especial conta também com uma nova afinação da suspensão e reforços estruturais, além de pneus específicos Dunlop GT600A, mais largos que os do STI convencional. Os discos de travão perfurados Brembo completam o pacote de performance.

Visualmente, o S209 também foi alvo de alterações estéticas, nomeadamente cavas das rodas maiores, spoiler traseiro sobredimensionado e alhetas aerodinâmicas na dianteira. As entradas de ar dianteiras ajudam no arrefecimento do motor e as da traseira contribuem para a diminuição do arrasto aerodinâmico. A berlina desportiva surge com jantes BBS de 19 polegadas com desenho específico. As alterações aerodinâmicas permitem curvar a altas velocidades e ganhar 1g de aceleração lateral, segundo a Subaru. Está disponível na cor exterior azul ou branco com tejadilho em fibra de carbono. Por dentro, destaque para o volante em forma de D e bacquets da Recaro, além dos logótipos específicos desta edição, incluindo o do número de série na consola central. A Subaru planeia construir apenas cerca de 200 unidades do S209. Estará à venda nos EUA no final do ano.

Deixe uma resposta

*