Skoda afina futuro SUV elétrico

Skoda Vision iV teaser View Gallery 3 photos

O protótipo Vision iV será apresentado daqui a menos de um mês em Genebra.

A Skoda começou por mostrar o Vision E em 2017 em jeito de antecipação de um futuro SUV 100% elétrico, mas daqui a menos de um mês no Salão de Genebra vai revelar o Vision iV, um protótipo mais próximo da produção de um SUV elétrico de formato coupé de quatro portas. Para já, há apenas algumas imagens teaser do novo protótipo que será o primeiro SUV elétrico da marca checa. Apesar da silhueta ser similar entre ambos os concept car, o novo Vision iV conta com uma grelha de formato mais tradicional, acrescentando luzes diurnas em LED a toda a largura debaixo dos faróis dianteiros e uma barra iluminada no para-choques e lettering em vermelho. O novo protótipo será o espelho dos novos modelos elétricos da Skoda, sobretudo no que toca à assinatura luminosa. O protótipo surge com jantes de 22 polegadas, câmaras em vez dos espelhos retrovisores exteriores, sem puxadores convencionais nas portas e portas de abertura suicida. Este modelo elétrico será feito a partir do Kodiaq coupé que é vendido na China, mas a Skoda já garantiu que haverá um SUV elétrico de formato mais convencional com formato similar ao Kodiaq normal. O primeiro destes dois SUV elétricos surgirá em 2021. Resta saber qual será o primeiro a ser aposta.

Ambos serão feitos a partir da nova plataforma MEB do grupo VW, específica para modelos elétricos. Por dentro, o novo concept seguirá a linha do Vision X concept mostrado há poucas semanas, com um ecrã flutuante. Espera-se que rondem uma autonomia a rondar os 500 km e uma velocidade máxima de 180 km/h.

Até 2025, a Skoda quer lançar 10 modelos “eletrificados”, incluindo seis 100% elétricos. A marca checa prevê investir cerca de 2 mil milhões de euros no processo de “eletrificação” da gama.

Deixe um comentário

*