Formentor é novo crossover coupé híbrido Cupra

Cupra Formentor Concept View Gallery 16 photos

O protótipo pretende dar origem ao primeiro modelo em nome próprio do novo emblema desportivo.

Depois de se estrear nos modelos de produção com o Cupra Ateca (ver Grande Plano da autoDRIVE #15), uma versão “extrema” do SUV compacto da Seat, a nova marca desportiva catalã propõe um projeto para o seu primeiro modelo em nome próprio, que não é feito com base em nenhum modelo de Martorell. Intitulado Formentor (nome retirado de uma península em Maiorca), o protótipo que será apresentado no Salão de Genebra, a 5 de março, é um SUV/crossover de formato coupé dotado de um sistema híbrido Plug-in. Os responsáveis da Cupra descrevem o Formentor com um desportivo com as qualidades de um SUV.

Esteticamente, o concept-car segue a mesma linha do Seat 20V20 apresentado em Genebra em 2015. Contudo, ao contrário do que sucede com a maior parte dos SUV/crossover, tem uma altura ao solo inferior, uma linha de tejadilho pronunciada, ao estilo coupé, formas esculpidas na carroçaria, cavas das rodas traseiras particularmente pronunciadas, quatro ponteiras de escape e uma nova cor exterior azul petróleo mate. A grelha dianteira e a tira em LED a toda a largura na tampa da mala são elementos reminiscentes do novo SUV de referência da Seat, o Tarraco. A Cupra ainda não revelou as dimensões do Formentor, contudo, as suas proporções fazem antever que sejam semelhantes às do Ateca. Contudo, deverá ser ligeiramente mais largo, de modo a favorecer o comportamento dinâmico. Por dentro, destaque para as bacquets, painel de instrumentos digital e ecrã central de infotainment “flutuante” com 10 polegadas. O designer principal da Cupra, Alejandro Mesonero-Romanos, adiantou à Autocar que apesar de o novo Formentor ter um design 100% Cupra poderá vir a dar origem a uma versão Seat.

Em termos técnicos, o protótipo coupé surge munido de um sistema híbrido Plug-in de alta performance, que promete posicionar o modelo como um topo de gama tecnológico. Debita um total de 242 cv, a funcionar em conjunto com uma caixa de dupla embraiagem DSG, prometendo uma autonomia em modo elétrico até 50 km. O Formentor conta com um controlo dinâmico de chassis DCC, direção progressiva e diferencial autoblocante. A versão de produção do Formentor, que não deverá diferir muito deste concept, tem chegada prevista para 2020.

Deixe um comentário

*