Lagonda quer ter SUV de referência hi-tech

Lagonda All-Terrain Concept View Gallery 11 photos

O novo protótipo do emblema de luxo da Aston Martin chama-se All-Terrain e é inspirado nos iates.

Depois do Vision Concept inspirado no mundo dos aviões, a Lagonda, novo emblema de modelos elétricos de luxo da Aston Martin, aposta no All-Terrain Concept que bebe inspiração universo dos mares, mais concretamente nos iates. O protótipo apresentado hoje no Salão de Genebra pretende abrir caminho a SUV 100% elétrico a lançar em 2022. O modelo final, potencial concorrente do Rolls-Royce Cullinan e do Bentley Bentayga, será feito na nova fábrica de St. Athan no País de Gales.

O interior do All-Terrain Concept tem capacidade para transportar quatro ocupantes e é dominado por luxo e tecnologia. Por um lado, assemelha-se ao de um iate pela utilização de materiais de luxo como a caxemira ou o cristal, mas coisa que não falta é tecnologia de ponta. Aliás, Andy Palmer, o CEO da Aston Martin sublinhou que o objetivo da Lagonda é apelar a clientes fãs de tecnologia. Para ligar o carro exista uma chave que flutua entre os dois lugares da frente através de íman. O protótipo conta com um volante com um painel de instrumentos integrado. Este recolhe para o tablier caso seja acionado um modo de condução autónoma. Já sem preocupações com a condução, o condutor e o passageiro da frente podem virar os bancos para trás. Para aceder aos lugares posteriores, há portas de abertura suicida.

O sistema propulsor é formado por dois motores elétricos, um por cada eixo, o que lhe confere tração integral. Conta com a bateria sólida colocada no piso do carro, que se espera que proporcione cerca de 644 km de autonomia e que podem ser carregadas em cerca de 15 minutos numa tomada rápida sem fios. Outra particularidade é uma gaveta que sai do piso da mala e que pode funcionar como assento, por exemplo. O SUV é 200 mm mais alto que a berlina Vision Concept apresentada anteriormente, com a qual o All-Terrain partilhará grande parte dos componentes.

Deixe um comentário

*