Porsche Cayenne elétrico em estudo

Porsche Cayenne e-Hybrid

Nova geração de baterias poderá trazer versão “zero emissões” ao SUV de topo da Porsche.

A próxima geração do Porsche Cayenne tem chegada prevista para apenas 2025, mas já se fala de uma possível variante 100% elétrica. Ouvido pela Autocar, o responsável de vendas e de marketing do fabricante germânico, Wolfgang Butschek, admitiu esse cenário, assim que haja uma nova geração de baterias em estado sólido, com maior densidade e mais leves. A pressão de vários mercados, com o chinês (o maior comprador de carros elétricos do mundo), para a criação de um produto com estas caraterísticas é outro fator que deverá pesar na decisão dos gestores da Porsche, que para já estão empenhados no seu primeiro modelo elétrico o Taycan (a lançar no final deste ano).

A aceitação do Macan elétrico, com lançamento agendado para 2021 – que conviverá com as versões a gasolina -, também poderá dar indicadores do potencial desta versão elétrica do Cayenne (que atualmente já dispõe na gama de duas versões híbridas Plug-in). Butschek recorda que “a estratégia da Porsche passa por desenvolver, em simultâneo, três tipos de motorização: gasolina, híbridos Plug-in e elétricos”. O CEO da Porsche, Oliver Blume, admite que o assunto do Cayenne elétrico está em discussão mas que a decisão só deverá ser tomada na próxima década.

Outro fator importante para esta possível versão elétrica do SUV de topo da Porsche está relacionada com a pressão das normas ambientais. Quando a quarta geração do Cayenne for lançada já estará em vigor a norma Euro 7, ainda mais restrita em termos de emissões de CO2.

Deixe um comentário

*