Hyundai estreia protótipo Veloster N Performance Car

Hyundai Veloster N Performance Car concept View Gallery 10 photos

O concept do coupé é uma montra de um potencial catálogo de acessórios desportivos.

A jogar em casa, a Hyundai revelou o Hyundai Veloster N Performance Car concept no Salão de Seul, na Coreia. Este protótipo do desportivo funciona com uma espécie de montra de uma linha oficial de acessórios desportivos N Performance. Apesar de adaptados a um modelo não se vende na Europa, não deixa de ser curioso até onde vai a personalização da divisão N, da qual já tínhamos tido uma demonstração com o i30 N Option concept no Salão de Paris, em outubro passado. Tratam-se de 45 acessórios de um potencial catálogo N, com destaque para o lábio dianteiro, saias laterais, difusor e aileron de grandes dimensões em fibra de carbono, para-choques com desenho específico, capot ventilado, ponteiras de escape maiores e detalhes em cor de laranja que contrastam com a pintura da carroçaria em cinzento mate.

Por dentro, a Hyundai N incorporou cerca de 20 elementos personalizáveis de modo a acentuar veia desportiva deste modelo, nomeadamente bacquets Sabelt, volante, forro do tejadilho e pilares A revestidos a alcantara, molduras decorativas em fibra de carbono e punho específico para a caixa de velocidades, a que se juntam detalhes em cor de laranja. Graças ao recurso a jantes forjadas (acompanhada de pneus Pirelli P-Zero Corsa) e aos elementos em fibra de carbono, este concept pesa menos 30 kg que o Veloster N de série. Destaque ainda para pinças de travão de seis êmbolos da Alcon no eixo dianteiro, de maior diâmetro face ao carro de série. A suspensão foi rebaixada com a inclusão de amortecedores EXT Shock. O motor é o mesmo 2.0 de quatro cilindros turbo com 275 cv.

Depois de testar o mesmo tipo de solução com o i30 N, segundo a marca coreana, o processo de criação destes componentes para o Veloster N foi um pontapé de saída para uma linha de acessórios Hyundai N que estará disponível em breve no coupé atualmente à venda nos EUA e na Coreia. Aliás, algumas peças estarão disponíveis ainda este ano (desde os elementos em alcantara ou difusor traseiro e lábio dianteiro). Alguns elementos poderão ainda vir a ser redesenhados de modo a que sejam mais baratos quando estiverem em catálogo. O SUV Tucson, que em breve terá uma versão N (a primeira com tração integral), deverá o próximo a receber o mesmo tipo de “tratamento” com acessórios.

Entretanto, segundo a Carsales a Hyundai N está a trabalhar numa nova caixa de dupla embraiagem de oito velocidades que prevê lançar na sua gama em 2020. Para o efeito, está a ser utilizado um protótipo de mais de 400 cv e tração integral, que poderá redundar, quem sabe, num novo modelo de topo N.

Deixe um comentário

*