Audi estreia protótipo de utilitário elétrico

Audi AI:ME concept View Gallery 10 photos

Aposta para o Salão de Xangai, o AI:ME é uma visão do futuro da mobilidade urbana.

A Audi vai revelar esta semana o AI:ME concept no Salão de Xangai, na China. Feito com base na plataforma MEB, é um protótipo de um utilitário elétrico futurista de tração traseira. De certa forma, esta poderá ser a interpretação ao estilo Audi do VW I.D. Hatch, que deverá chegar à produção no final deste ano. Contudo, há de certa forma uma alusão ao mini-monovolume A2.

O concept tem 4,3 metros de comprimento, 1,9 m de largura, 1,52 m de altura e 2,77 m de distância entre eixos. O AI:ME conta com um motor elétrico colocado no eixo posterior a debitar 170 cv. Desenvolvido a pensar na mobilidade urbana, o hatchback elétrico conta com um pacote de baterias com 65 kWh de capacidade. A autonomia e as prestações não foram especificadas, pois a Audi considera esses valores irrelevantes nesta fase. Contudo, o construtor de Ingolstadt salvaguarda que acredita que quando este modelo chegar à produção circulará a velocidades entre 20 e 70 km/h.

O design deste protótipo é futurista, contando com portas de abertura “suicida”, notando-se a ausência dos pilares B. Destaque ainda para a assinatura luminosa em LED na dianteira e na traseira (formada por uma barra), que lhe conferem um aspeto ainda mais hi-tech, para um para-brisas prolongado e o símbolo e-tron no para-choques traseiro. Dentro do habitáculo o ambiente é minimalista, destacando-se a utilização de plantas verdadeiras, decorações em madeira, duas mesas, porta-copos magnéticos e vários compartimentos de arrumação (incluindo uma zona armazenamento de comida). À frente existem dois bancos tradicionais e atrás um banco único. A maioria dos sistemas e infotainment do carro funcionam através de um ecrã de grandes dimensões de realidade aumentada. Apesar de manter o tradicional volante e pedais, destaque para o sistema de condução autónoma de nível 4, que permite circular praticamente sem intervenção do condutor.

Deixe um comentário

*