BMW M8 terá novo sistema de travagem ajustável

Protótipo do novo BMW M8 Coupé

Nova versão desportiva permitirá personalizar a afinação do motor, direção, suspensão e travões, entre outros.

A BMW libertou novas imagens (e informações relevantes acerca) do protótipo do M8, que continua a testar. A versão de topo da Série 8 estará disponível logo no lançamento (pouco depois da sua apresentação no Salão de Frankfurt, em setembro) nos formatos coupé e cabrio, mas também em versões ainda mais desportivas Competition. O “coração” deste M8 será um V8 4.4 biturbo, acoplado a uma caixa automática de oito velocidades, a debitar cerca de 600 cv na versão normal e 625 cv na versão Competition. Uma das caraterísticas da nova “arma” da BMW M será o botão “Setup” colocado na consola central (sem ser preciso andar a navegar por submenus do sistema de infotainment iDrive). Este permitirá personalizar a afinação do motor, suspensão, direção, travões e do sistema de tração integral M xDrive.

De acordo com a marca de Munique, o motor poderá ser ajustado nos modos Efficient, Sport e Sport Plus e o chassis nos modos Comfort, Sport e Sport Plus. No que toca à direção eletromecânica M e sistema de travagem existirão as opções Comfort e Sport. O sistema xDrive, por seu turno, terá possibilidade de escolha entre 4WD, 4WD Sport e 2WD (tração traseira). Destes itens, o mais interessante é sem dúvida o do novo sistema de travagem ajustável, que permite definir o nível de pressão que pretendemos no pedal. Este sistema “brake by-wire” integra no mesmo módulo as várias fases da travagem, independentemente das condições do piso, da temperatura dos travões e se o carro estiver a fazer uma curva apertada a alta velocidade. Este efeito é possível graças à substituição da tradicional bomba de vácuo por um atuador comandado eletricamente (cerca de 2 kg mais leve) que aplica força de forma a obter uma forma mais rápida e precisa, dependendo do modo selecionado. Este sistema de travagem funcionará em conjunto com os discos normais ou com os carbocerâmicos disponíveis em opção.

Outra particularidade do M8 é o botão M Mode na consola central. Este possibilita o ajuste do painel de instrumentos, o head-up display e os diferentes modos de condução, incluindo o modo Track, exclusivo para as versões Competition.

Depois dos M8 Coupé e Cabrio, haverá também um M8 Gran Coupé.

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