Audi estreia SQ8 com 435 cv

Audi SQ8 TDI View Gallery 12 photos

SUV mais potente da marca de Ingolstadt é igualmente o Diesel mais potente do mundo.

A Audi revelou uma versão de topo do seu SUV de topo, o SQ8. Com chegada prevista para o final do ano, o novo modelo “mais espigado” integra o mesmo sistema híbrido turbodiesel utilizado no SQ7, ou seja, um V8 4.0 biturbo com 435 cv e 900 Nm (às 1000 rpm), a funcionar em conjunto com uma caixa automática de oito velocidades Tiptronic e com um compressor movido por compressor elétrico. O SUV mais exclusivo, potente e dinâmico da marca alemã recorre a um sistema híbrido de 48V, cujas baterias de iões de lítio se posicionam debaixo do piso da mala. O modelo com mais de duas toneladas anuncia 0-100 km/h em 4,8 segundos, tendo uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h. O SQ8 TDI possui um sistema de amplificação de som, sendo possível personalizar a sonoridade. O Audi Drive Select permite optar entre sete perfis de condução e dispõe de uma afinação especial em todos os elementos dinâmicos do carro. Por exemplo, o sistema de tração integral pode repartir a distribuição de binário na proporção 60/40, graças a um pack de suspensão ou pode integrar um diferencial traseiro desportivo.

No SQ8 TDI a suspensão pneumática é de série, podendo oscilar em altura até 90 mm. A direção progressiva é de série, podendo ser complementada com um sistema de quatro rodas direcionais e barras estabilizadores ativas. O sistema híbrido permite desligar o motor até 40 segundos a velocidades entre os 55 e os 160 km/h, graças a um alternador reversível acionado por um mecanismo que é capaz de recuperar a energia da travagem. Em desaceleração, é possível desligar o motor a partir dos 22 km/h em fase de desaceleração, por exemplo, na aproximação a um semáforo.

Visualmente, distingue-se pelos travões maiores, carbocerâmicos, com pinças em vermelho. Possui jantes de 21 polegadas, de tamanho 285/45 R21, ou em opção de 22 polegadas, de dimensão 285/40 R22. Existem ainda quatro ponteiras de escape e entradas de ar redesenhadas. Por dento, o sistema MMI Touch é o mesmo do Q7, há bancos em couro com detalhes em alcantara e logótipos S, além de pedais em aço inoxidável e aplicações em alumínio no habitáculo.

Deixe um comentário

*