BMW revela M1 do futuro

BMW Vision M Next Concept View Gallery 15 photos

O Vision M Next Concept é um híbrido plug-in de 600 cv com carroçaria em fibra de carbono que aponta para um futuro M de topo.

A BMW desvendou hoje na conferência NextGen o Vision M Next Concept, um protótipo que antecipa um sucessor espiritual do M1 de 1978 ou mesmo do concept BMW Turbo de 1972, um novo desportivo topo de gama a lançar no início da próxima década. O modelo de formato coupé e com espaço para dois ocupantes deverá ser exibido ao grande público em setembro na próxima edição do Salão de Frankfurt, na Alemanha. O Vision M Next Concept estreia um novo sistema propulsor híbrido plug-in que será adotado futuramente noutros modelos da marca bávara: neste caso com base num motor 2.0 de quatro cilindros a gasolina a funcionar com um motor elétrico por cada eixo, para um total de 600 cv. Em função do modo selecionado, permite tração traseira através do motor a combustão, traseira através do motor elétrico ou tração integral. Anuncia 0-100 km/h em 3 segundos e uma velocidade máxima de 300 km/h. O modo elétrico permite uma autonomia até 100 km. Além do modo de condução autónoma Ease, acrescenta os modos mais “picantes” Boost e Boost+. Dotado de uma carroçaria em fibra de carbono, o novo protótipo é efetivamente o “ponta de lança” da nova ofensiva de eletrificação que a BMW apresentou, no qual prevê ter em comercialização até 25 modelos eletrificados até 2025.

O Vision M Next Concept pode também ser visto como um sucessor do i8, com o qual partilha algumas linhas e o facto de ser um híbrido plug-in. O protótipo distingue-se por apresentar uma cor única em cada uma das suas extremidades: ambas surgem com acabamentos em Thrilling Orange néon matte, em jeito de contraste com o cinzento Cast Silver metalizado mate da restante carroçaria. As jantes surgem num acabamento de dois tons preto e cinzento na dianteira, mas com detalhes em Thrilling Orange na traseira. Mantem-se a caraterística grelha de “duplo rim” a concentrar atenções na secção da frente, com apontamentos em Thrilling Orange por detrás. Em estreia está a tecnologia de iluminação Laser Wire, com uma pequena lamela em fibra de vidro que reproduz efeitos luminosos inovadores, como por exemplo o padrão do batimento cardíaco. Há vários elementos da carroçaria feitos em fibra de carbono reciclada, nomeadamente as saias laterais. Possui jantes de 21 polegadas à frente de 22 polegadas atrás.

Por dentro, o M Next é tão radical como o exterior, apesar do desenho minimalista, com tudo concentrado no condutor. Possui um sistema de reconhecimento facial que permite abrir as portas “asa de gaivota” apenas com um golpe de vista, um head-up display de realidade aumentada, ecrã central curvo e instrumentação digital com informação em tempo real. Recorre a fibras sintéticas na cor Midnight Blue, titânio anodizado e alguns detalhes em couro. O porta-luvas está camuflado e existe um porta-copos giroscópio dotado de um mecanismo que compensa a inclinação lateral.

Deixe um comentário

*