Maserati 5000 GT poderá valer 630 mil euros

Maserati 5000 GT View Gallery 13 photos

Exemplar único do coupé italiano transformado pela Ghia que esteve meio século no deserto saudita vai a leilão.

O Maserati 5000 GT foi um coupé com motor V8 5.0 derivado da competição (o mesmo utilizado no 450S) a debitar 325 cv que teve uma produção limitada a 34 unidades entre 1959 e 1965. Quem incentivou a construção deste modelo foi Mohammed Reza Pahlavi, o sheik do Irão, que ambicionava por um modelo mais exclusivo do que o 3500 GT – pela mão do engenheiro Giulio Alfieri. Aliás, é por esse motivo que o 5000 GT é conhecido como “Xá da Pérsia”.

Nessa época houve oito carroçadores a construir edições especiais do modelo italiano. Um deles foi a Ghia – a autora do design, entre outros, do De Tomaso Pantera ou do Ford Granada – que fez um “one-off” em 1961. O designer chefe da casa italiana Sergio Sartorelli fez este 5000 GT especial (que pode ver na última foto no seu estado original, aquando da sua apresentação no Salão de Turim) para o empresário/aristocrata Ferdinando Innocenti – o homem que inventou a “scooter” Lambretta.

Na década de 1970, este modelo “viajou” para a Arábia Saudita para as mãos do colecionador Rubayan Alrubayan, que desinteressou-se do carro, deixando-o literalmente a apodrecer ao ar livre por cerca de meio século. Após a sua morte, os herdeiros de Alrubayan levaram o Maserati para um parque coberto. Ainda assim, o carro encontra-se no estado que as imagens documentam. Após as algumas tentativas para vender o carro por parte da família, e de até a polícia saudita o ter considerado um veículo abandonado, finalmente esta relíquia poderá vir a ter uma segunda vida, uma vez que este exemplar único, com o chassis AM103 018, vai a leilão pela mão da RM Sotheby’s, entre 16 e 18 de agosto, em Monterey (nos EUA). Segundo a leiloeira, apesar da ferrugem, este modelo estará avaliado entre 450 e 630 mil euros. Depois de restaurado o valor deste Maserati 5000 GT Ghia poderá superar 1 milhão de euros.

Deixe um comentário

*