Elétrico futurista da Lexus tem 536 cv

Lexus LF-30 Concept View Gallery 21 photos

Protótipo LF-30 traz um motor por cada roda e aponta para futuro concorrente do Jaguar I-Pace.

A Lexus apresenta hoje no Salão de Tóquio, no Japão, o protótipo futurista elétrico LF-30. Além de explorar elementos estéticos que poderão vir a figurar em modelos de produção, este ambicioso conceito explora algumas soluções tecnológicas, incluindo um sistema de condução autónoma. Com 5090 mm de comprimento, 1600 mm de altura, 1995 mm de largura e 3200 mm de distância entre eixos, o novo modelo nipónico tem dimensões aproximadas às do Jaguar I-Pace. O protótipo tem 2400 kg e conta com uma bateria de 110 kW capaz de carregar a 150 kW (além de estar pronto para carregamentos por indução) e que garante uma autonomia a rondar os 500 km. É feito com base numa nova plataforma para modelos elétricos que será utilizada no grupo Toyota/Lexus a partir de 2022. Contando com um motor por cada roda, o protótipo tem 536 cv e 700 Nm de binário, prometendo acelerações de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e uma velocidade máxima de 200 km/h. Esta configuração permite tração dianteira, traseira ou integral, dependendo das condições de condução.

Visualmente, o LF-30 surge com um desenho muito expresso, com portas encaixadas no tejadilho e sem pilares B (permitindo uma abertura estilo “asa de gaivota”), um enorme tejadilho em vidro e uma traseira muito curta. Por dentro, o modelo de quatro lugares conta com um sistema de direção “by wire”, um volante que recolhe quando é acionado o modo de condução autónoma, um sistema que permite ajustar a opacidade dos vidros laterais, uma posição de condução a imitar a de um banco de avião em classe executiva, um sistema de bancos Lexus Advanced Posture Control (que se adaptam ao formato do corpo do ocupante) e um ecrã central que concentra as funções do carro, incluindo um sistema de som Mark Levinson. A parte traseira do tejadilho SkyGate permite aceder à navegação, vídeos ou criar apenas um padrão a imitar estrelas, através de realidade aumentada com comandos por gestos.

O protótipo dispõe também da tecnologia Lexus Airporter através da qual um drone é capaz de transportar a bagagem de casa para a mala do carro. O sistema avançado de condução autónoma do LF-30 surge associado a uma função de estacionamento sem intervenção do condutor.

Deixe uma resposta

*