Ford Mustang Mach-E é oficial

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SUV elétrico, concorrente do Tesla Model Y, tem versão de topo com 465 cv.

A Ford desvendou esta madrugada nos EUA o Mustang Mach-E, um SUV elétrico inspirado no histórico “pony car”. A compra do novo modelo, potencial concorrente do Tesla Model Y, pode já ser sinalizada exclusivamente “online”, mediante um depósito de 500 dólares (452 euros). No entanto, as primeiras unidades só deverão começar a ser entregues em outubro. O nível de acesso Select e de topo GT só estarão disponíveis a partir de 2021. Os preços no mercado norte-americano arrancam nos 47 mil euros (cerca de 50 mil dólares). Aquele que é o primeiro elétrico concebido de origem da marca de oval azul tem uma frente agressiva, com uma grelha fechada, faróis de formato afilado em LED e um para-choques que visual desportivo. O perfil assume um estilo coupé e predominam as linhas curvas, com botões em vez de puxadores das portas convencionais – sendo que é possível utilizar o smartphone como chave para abrir o carro. Atrás, as cavas das rodas são mais salientes, puxadores das portas traseiras “escondidos”, farolins inspirados no Mustang, spoiler na tampa da mala e um para-choques em preto. O Mustang Mach-E é feito com base numa nova plataforma GE2, uma versão modificada da C2 dos novos Kuga e Focus. O modelo será construído no México.

Por dentro, o Mach-E promete materiais de alta qualidade e um salto em termos de design. Surge com um volante com logótipo Mustang, painel de instrumentos digital com ecrã de 10,2 polegadas, ecrã tátil vertical do sistema infotainment Sync4 com 15,5 polegadas (ao estilo da Tesla), comando rotativo na consola central, saídas de ventilação estilizadas e aplicações cromadas. Entre os opcionais, destaque para o sistema de som Bang & Olufsen com 10 altifalantes (incluindo uma “sound bar” no topo do tablier), teto panorâmico em vidro, luz ambiente, volante e bancos dianteiros aquecidos e pedais em alumínio. A mala dianteira tem 136 litros de capacidade e atrás 821 litros (extensíveis a 1688 litros com o rebatimento dos bancos traseiros). O carro tem 4712 mm de comprimento, 1881 mm de largura, 1597 mm de altura, tendo um peso a oscilar entre 1993 e 2218 kg.

A gama é composta por cinco variantes. Logo na versão de acesso, Select, o SUV está disponível com tração traseira e integral, ambas com bateria de 75,7 kWh de capacidade e um débito de potência de cerca de 190 kW/259 cv. A versão de tração traseira terá cerca de 414 Nm de binário máximo, enquanto a de tração integral terá 565 Nm. A autonomia do RWD será de aproximadamente 370 km e a do AWD de 338 km. O nível seguinte Premium estará disponível nas versões “standard” e “long range”, com e sem tração integral. A versão com mais autonomia beneficia de uma bateria maior com 98,9 kWh. Na versão de tração atrás este modelo tem 210 kW/286 cv e 414 Nm e uma autonomia estimada de 483 km. A versão de tração às quatro rodas tem 338 cv e 565 Nm, além de uma autonomia de 435 km. A versão California Route 1 está disponível apenas com a bateria “extended range” e tração atrás. Existe ainda uma First Edition com “extended range” e tração integral. No topo da gama está o Mach-E GT, exclusivamente disponível com tração integral e uma bateria maior de 98,8 kWh. Com 342 kW/465 cv e 830 Nm, anuncia uma autonomia para 378 km e acelerações de 0 a 96 km/h em cerca de 3,5 segundos. A velocidade máxima de todos os modelos é limitada a 179 km/h. Numa tomada de 240V, o Mach-E garante 35 km de autonomia. Em opção, é possível obter uma wallbox Ford Connected Charging que garante 51 km por cada hora de carregamento. O SUV pode ainda ser carregado numa tomada rápida: a 150 kW é possível chegar de 10 a 80% da bateria em 38 minutos. Os modelos de tração traseira contam com jantes de 18 polegadas e os de tração integral virão com 19 polegadas. O modelo com dois motores conta com faróis adaptativos em LED, pinças de travão em vermelho e os First Edition beneficiam de teto panorâmico.

O Mach-E tem um nome inspirado na variante Mach 1 da primeira geração do Mustang. Este SUV promete ser o primeiro de uma nova família de elétricos.

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