Renovado Jaguar F-Type traz nova opção V8

Jaguar F-Type facelift View Gallery 16 photos

O modelo mais desportivo do emblema britânico adota nova estética e tecnologia.

A Jaguar revelou o renovado F-Type, que já está disponível para encomenda e cujas primeiras unidades têm chegada prevista para março de 2020. Disponível no formato coupé e cabrio, o desportivo beneficia de uma renovada frente, onde se destacam os faróis com uma orientação horizontal, nova grelha e um capot com novo formato. Na traseira, é digno de nota os farolins com um desenho mais angular, com o para-choques e o difusor a dependerem de acordo com a motorização escolhida. Juntam-se ainda novas jantes e novos puxadores escamoteáveis.

Por dentro, há um novo painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e um sistema de infotainment Touch Pro de 10 polegadas, compatível com Apple Carplay e Android Auto, além da possibilidade de atualizações de software “over the air”. Há também um novo sistema de carregamento do smartphone por indução.

A gama de motores continua a ser composta pelo 2.0 de quatro cilindros turbo de 300 cv (tração traseira) e pelo V8 5.0 com compressor. A versão de 575 cv e 700 Nm, com tração integral, para o novo nível de topo F-Type R (que vem substituir o SVR). Esta conta com mudanças ao nível do chassis, com novas molas, amortecedores, barras estabilizadoras e reforços nos braços da suspensão traseira. De série inclui discos de travão com 380 mm à frente e 376 mm atrás, mas dispõe de opção carbocerâmica com 398 e 380 mm, respetivamente. Os pneus são Pirelli PZero com medida 265/35 ZR20 à frente e 305/30 ZR20 atrás. Há uma nova derivação deste motor V8 com 450 cv e 580 Nm, disponível com tração traseira ou integral. O motor de seis cilindros com 340 e 380 cv desaparece da gama. Toda a gama tem apenas versões com caixa automática de oito velocidades com vectorização de binário da ZF, desaparecendo as versões com caixa manual. Ambas as versões deste motor V8 de topo contam com a função Quiet Start, um escape ativo que mantem as válvulas de escape fechadas para um som mais “contido” até ordem contrária do condutor. Nota para o facto de a versão de quatro cilindros ser 120 kg mais leve face ao V8 mais pequeno.

Existe uma edição de lançamento First Edition (feita com base no nível R-Dynamic) para o primeiro ano de comercialização deste facelift, dotada de equipamento exclusivo e detalhes estéticos específicos. Está disponível com os motores de 300 e 450 cv, traz de série bancos em couro Windsor com ajuste elétrico, jantes de 20 polegadas com desenho exclusivo, punho de caixa em alumínio e tablier revestido parcialmente em Alcantara, acrescentando ainda logótipos específicos. Pode ser encomendado nas cores preto Santorini, cinzento Eiger ou branco Fuji, com tejadilho em cinzento Technical.

Preços:

Convertible
2.0 I4 300 cv RWD Auto Standard 89.189 euros
5.0 V8 S/C 450 cv RWD Auto R-Dynamic 103.246 euros
5.0 V8 S/C 575 cv AWD Auto R 176.573 euros

Coupé
2.0 I4 300 cv RWD Auto Standard 81.717 euros
5.0 V8 S/C 450 cv RWD Auto R-Dynamic 135.161 euros
5.0 V8 S/C 575 cv AWD Auto R 169.868 euros

Deixe um comentário

*