Fiat inicia testes do novo 500 elétrico

Fiat 500e em testes View Gallery 5 photos

Feito com base numa nova plataforma, o citadino dispõe de um botão “4WD High” e um comando rotativo.

A Fiat arrancou com os testes do novo 500e, uma nova derivação elétrica da próxima geração do citadino que será apresentada em março no Salão de Genebra, na Suíça. Os protótipos do novo modelo, “apanhados” em ensaios de estrada ainda camuflados em estradas alemãs surgem com a silhueta bem familiar do 500. Neste elétrico que descrito pelos responsáveis da Fiat como um “Tesla urbano”, o local habitualmente utilizado para abastecer o carro com combustível foi o eleito para efetuar o carregamento com eletricidade. As maiores novidades, no entanto, estão por ventura no interior com a inclusão de um comando rotativo na consola central e com alguns botões em seu redor. Um deles é o interruptor que permite oscilar entre um modo 4WD High e 4WD Auto, dando a entender que este 500e poderá ter um sistema de tração integral ou até uma configuração de dois motores. Nota ainda para o painel de instrumentos, sistema de infotainment e volante diferentes do modelo atual.

A nova geração do 500, que deverá ser mais upmarket, será feita com base numa nova plataforma e começará a ser produzida em Mirafiori (Itália) a partir da segunda metade do próximo ano. A marca italiana prevê fazer 80 mil unidades/ano deste modelo. A FCA anunciou também que investirá 4,8 mil milhões de euros em modelos elétricos no Michigan (EUA), num plano de lançamentos onde deverá estar contemplado o regresso do 500e a solo norte-americano em 2021. Para já, não está prevista uma versão Abarth do novo 500.

Entretanto, poucos meses depois do novo 500, a Fiat prevê aumentar a família com a introdução de uma variante carrinha recuperando a designação histórica Giardiniera. Está também previsto um Panda totalmente novo e um substituto do atual 500X. Já o Tipo deverá tornar-se num crossover.

Deixe um comentário

*