Jipe “português” Grenadier terá mão da Magna Steyr

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Modelo inspirado no antigo Land Rover Defender estreará no final de 2020.

A britânica Ineos Automotive e a austríaca Magna Styer (conhecida por ter clientes como a BMW, Jaguar ou Mercedes-Benz) assinaram um acordo para o desenvolvimento do novo SUV Grenadier que será produzido a partir de 2021. Trata-se de um projeto “pan-europeu” de cerca de 700 milhões de euros pensado pelo multimilionário Jim Ratcliffe, conhecido aficionado de automóveis, em particular de Land Rover, que fez carreira sobretudo na área da petroquímica. Os protótipos do novo modelo 4×4 inspirado no Land Rover Defender (descontinuado há três anos), Willys Jeep ou Toyota Land Cruiser J40 já estão em testes em Graz, na Áustria – basicamente seguindo as mesmas pegadas do Mercedes-Benz Classe G (outro modelo que segue as mesmas linhas “quadradas”). Atualmente, o “jipe” encontra-se numa fase avançada do processo de desenvolvimento, na qual a Magna Powertrain tem vindo já a trabalhar no chassis e na suspensão do novo modelo, cuja apresentação está prevista para o outono de 2020. A montagem final do novo modelo será feita numas novas instalações já em construção em Bridgend (País de Gales). Os motores de seis cilindros 3.0 Diesel e gasolina de origem BMW e caixas de velocidades da ZF serão enviados da Alemanha. Finalmente, com o estatuto de fábrica de retaguarda, focada principalmente na produção do chassis, painéis de carroçaria e com a função de elo de ligação com os fornecedores europeus de componentes, estará uma nova fábrica situada em Estarreja (Portugal). O objetivo é produzir um total de 15 mil carros/ano.

O novo Grenadier terá um chassis clássico de travessas em longarinas, eixos rígidos e diferenciais. Está previsto que seja lançado inicialmente apenas no formato “jipe”, com carroçaria curta e longa, mas é possível que mais tarde seja aposta uma versão pick-up de cabine dupla. O diretor comercial da Ineos Automotive, Mark Tennant, dá receita descrevendo o Grenadier como um puro veículo de trabalho que ao fim de semana poderá também vestir a pele de utilitário. Em termos de dimensões, este responsável adianta que será mais estreito face ao atual BMW X5. Se é verdade que o formato do Grenadier seguirá as linhas angulares clássicas do Defender, mas no interior contará com algumas mordomias que alguns utilizadores modernos não dispensam, nomeadamente tomadas USB ou ligação Bluetooth. Está previsto que tenha uma capacidade de carga útil de uma tonelada, bagageira com capacidade para albergar uma europalete e capacidade para rebocar até 3,5 toneladas.

A Ineos não acredita que o futuro passe por híbridos ou elétricos, por isso já fala que na próxima geração, prevista para 2026, já está em estudo uma versão movida a pilha de combustível. Para o efeito, está em estudo uma parceria com a Innovative UK, que já fornece hidrogénio a autocarros e pequenos camiões. Os responsáveis da Ineos Automotive assumem que o objetivo é que o Grenadier ocupe o lugar deixado vago pelo Defender anterior, dado que o novo modelo, a lançar no início de 2020, tem um posicionamento mais “upmarket” e mais SUV. Apesar disso, Tennant garante que o novo Grenadier será mais caro do que o antigo Defender.

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