Primeiro Alfa Romeo de oito cilindros vai a leilão

Alfa Romeo 8C 2300 Cabriolet View Gallery 50 photos

Foram feitas sete unidades do Alfa Romeo 8C 2300 Cabriolet.

A Alfa Romeo é conhecida por possuir um dos mais ricos historiais quando nos referimos ao desporto automóvel. Um interessante exemplo disso é a presença de Enzo Ferrari como piloto oficial no departamento de competição da marca italiana. Curiosamente, Enzo viria mesmo a terminar a sua carreira de piloto e fundar uma equipa que se tornaria no braço desportivo da Alfa Romeo intitulada “Scuderia Ferrari”. O primeiro automóvel com a honra de envergar o símbolo desta equipa foi precisamente um Alfa Romeo 8C 2300.

Agora, será presente a leilão um exemplar, na versão Cabriolet, daquele que foi o primeiro automóvel da marca italiana a utilizar um motor de oito cilindros. Lançado em 1931, este modelo foi projetado e desenvolvido por Vittorio Jano com o propósito de manter a Alfa Romeo no topo do desporto automóvel internacional. O “coração” desta máquina é um motor 2.3 com compressor que possuía 144 cv de potência. A verdade é que o 8C 2300 conseguiu mesmo alcançar a glória no desporto automóvel internacional, alcançando quatro vitórias consecutivas nas míticas 24 Horas de Le Mans durante a primeira metade dos anos 1930.

No caso deste 8C 2300 Cabriolet em específico, foram produzidos exclusivamente sete exemplares dos quais apenas cinco sobreviveram até aos dias de hoje. A carroçaria foi construída em 1932 por Joseph Figoni, sendo imediatamente aclamado com um dos Alfa Romeo mais belos da altura. O modelo vai a leilão no próximo dia 16 de janeiro, num evento organizado pela Bonhams em Scottsdale (EUA). O base de licitação está disponível apenas mediante consulta.

Deixe um comentário

*