Venturi 400 GT vai a leilão

Venturi 400 GT View Gallery 22 photos

Carro francês de produção mais rápido de sempre pode chegar aos 230 mil euros.

França não é o primeiro país que nos vem à cabeça quando pensamos em automóveis superdesportivos. Ainda assim, a verdade é que a meio dos anos 1990, a Venturi, uma marca fundada com o propósito de desenvolver “Grand Tourers”, procurou inverter esta tendência. Seguindo o exemplo de sucesso da Porsche Cup, a marca francesa decidiu criar um carro específico para participar num campeonato monomarca.

Esse campeonato obteve sucesso e a marca com sede em Couëron decidiu produzir uma versão de estrada do veículo que competia no “Venturi Trophy” – era o nascimento do Venturi 400 GT. Diretamente derivado do carro de competição, o 400 GT possuía o mesmo motor V6 biturbo de 3.0 litros de origem Peugeot com 408 cv de potência. Curiosamente, esta motorização equipou também o WM-P88 noutra especificação, um protótipo que, ainda hoje, detém o recorde de velocidade máxima alcançada (407 km/h) nas míticas 24 Horas de Le Mans. O próprio chassis construído em aço era simultaneamente derivado da competição, assim como os discos de travão carbocerâmicos – uma estreia em automóveis de produção. A principal distinção para o modelo de competição estava precisamente no interior mais confortável, que possuía melhores acabamentos.

Infelizmente para a Venturi, a versão de produção nunca chegou a alcançar o sucesso do campeonato monomarca, existiam poucos compradores e acabaram por ser produzidos apenas 13 exemplares do 400 GT. Mesmo assim, este automóvel continua a ser, até aos dias de hoje, o modelo francês de produção mais rápido de sempre. O exemplar que pode observar nas imagens possui apenas 54 mil quilómetros no odómetro e vai hoje a leilão pela mão da Artcurial em Paris, França. O valor estimado situa-se entre os 180 mil e os 230 mil euros.

Deixe um comentário

*