Audi Sport Quattro vale mais de meio milhão de euros

Audi Sport quattro View Gallery 9 photos

Exemplar fez parte de um grupo importado para os EUA por ocasião da participação da marca alemã em Pikes Peak.

Se existem automóveis que mudam o curso da história, o Audi Quattro é um deles. Lançado em 1980 no Salão de Genebra, o icónico modelo introduziu a tecnologia de tração às quatro rodas em veículos de estrada. Sabendo que o novo sistema era muito eficaz em condições adversas, a marca de Ingolstadt decidiu então participar no campeonato do mundo de ralis mas, para o fazer, os regulamentos exigiam a construção de, no mínimo, 200 exemplares.

A marca alemã colocou mãos à obra e criou o fantástico Audi Sport Quattro. Estima-se que tenham sido produzidas 224 unidades, das quais apenas 164 estariam homologadas para circular nas estradas públicas. A principal diferença do Audi Sport Quattro para a versão de produção estava na redução de 320 mm da distância entre eixos o que, aliado à construção de uma carroçaria em fibra de vidro e carbono/kevlar, permitia reduzir o peso em cerca de 360 kg. Para além disso, a produção de uma carroçaria específica permitiu aos engenheiros alterar ligeiramente o design tornando-o mais desportivo e agressivo. O motor de 5 cilindros em linha com 2.1 litros debitava 306 cv de potência e, graças a um turbo KKK-K27 da Borg Warner, providenciava 350 Nm de binário. Se quer saber as sensações de condução, experimente revisitar a edição #28 da autoDRIVE.

O exemplar que pode observar nas imagens foi importado ainda novo em 1986 para os EUA e possui apenas 56 mil km desde que saiu da fábrica. Curiosamente, este Audi Sport Quattro pintado na cor “Tornado Red” fez parte de um grupo de 10 exemplares que foram transportados para os “states” por ocasião da participação da Audi na famosa rampa de Pikes Peak. Depois da corrida, foi vendido a um colecionador que o manteve ao longo de 18 anos, passando posteriormente pelas mãos de mais dois colecionadores. Em 2018 foi submetido a um processo de restauro minucioso por parte da empresa norte-americana Canepa, que o deixou num estado absolutamente imaculado. Este Audi Sport Quattro vai agora ser leiloado no próximo dia 5 de março, durante o evento realizado pela Gooding & Co na ilha de Amélia, EUA. O valor estimado situa-se entre os 505 mil e os 635 mil euros.

Deixe uma resposta

*