Porsche equaciona regresso às provas de resistência

Alemães poderão entrar na nova categoria LMDh (Le Mans Daytona híbridos) em 2021.

Se existe construtor com experiência em competições de Endurance é a Porsche. Talvez a maior prova desse facto sejam as 19 vitórias à geral conquistadas nas 24 horas de Le Mans ao longo dos anos. Parece que o interesse do construtor de Estugarda por este tipo de provas nunca desvaneceu e eis que agora, numa altura em que estão a ser estudados os novos regulamentos do campeonato do Mundo de Endurance, a Porsche afirma estar interessada em regressar.

Já em 2018, o organismo responsável pela realização do campeonato, o Automobile Club de l’Ouest (ACO), tinha anunciado a criação de uma categoria intitulada LMH (Le Mans Hypercars) com vista à redução dos custos de participação, na qual os construtores possuem a opção de desenvolver um competidor com base num hipercarro de produção ou construir um protótipo ao estilo de um hipercarro. No início de 2020, foi anunciada uma parceria entre o ACO e a International Motor Sports Association (IMSA), a associação que regula as competições de Endurance nos Estados Unidos da América. Esta parceria veio introduzir outra nova categoria denominada LMDh que combinará os elementos dos LMH com o chassis dos LMP2, e permitirá aos concorrentes possuir uma plataforma para participar tanto nas provas sancionadas pelo ACO como nas provas sancionadas pela IMSA.

O anúncio desta última categoria suscitou a curiosidade aos responsáveis pelo departamento desportivo da Porsche que já vieram confirmar publicamente o interesse. Segundo Pascal Zurlinden, o diretor da Porsche Motorsport, “a Porsche está seriamente interessada nessa opção, mas não existe decisão oficial até os regulamentos estarem publicados”. A verdade é que os regulamentos eram para ter sido publicados no fim de semana de 18 a 20 de março, no qual estava planeada a realização das 1000 Milhas de Sebring organizadas pelo ACO e das 12 Horas de Sebring organizadas pela IMSA, mas os eventos foram adiados devido ao novo coronavírus. A introdução destes novos veículos está planeada para ser incorporada na temporada de 2021/2022 do campeonato do Mundo de Endurance e na temporada de 2022 no caso do campeonato americano.

 

https://www.youtube.com/watch?v=MKvdr_VG3MQ

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