“SUV mais rápido do mundo” já se faz ouvir

Lister Stealth View Gallery 6 photos

Feito com base no Jaguar F-Pace, o Lister Stealth tem 675 cv e promete uma velocidade máxima de 322 km/h.

A Lister Motor Company libertou um vídeo teaser do Stealth, que promete ser o SUV mais rápido do mundo. Neste curto “clip” é possível ouvir a sonoridade promissora do escape proveniente do motor V8 5.0 supercharged deste “super SUV” que é uma transformação do Jaguar F-Pace operada pela firma de Cambridge. Promissores são também os números deste Stealth, que conta com o contributo do mesmo motor do Jaguar F-Pace SVR: 675 cv (mais 125 cv face ao modelo que lhe serve de base), uma capacidade de aceleração de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e uma velocidade máxima de 322 km/h (mais 39 km/h). Estes são números impressionantes, que permitem ao Stealth medir forças com muitos supercarros.

Dentro do universo dos SUV, o Tesla Model X P100D, no “Ludicrous Mode”, faz melhor que o Stealth cumprindo os 0-100 km/h em 2,9 segundos. Contudo, o modelo elétrico sai a perder a velocidade máxima, que é limitada a 250 km/h. Abaixo desses valores fica também o Jeep Grand Cherokee SRT Trackhawk, que apesar de ser mais potente, com os seus 707 cv debitados do motor V8 6.2 Hemi supercharged faz 0-100 km/h em 3,7 segundos e atinge um máximo de 290 km/h. O concorrente que mais se aproxima do Lister é efetivamente Lamborghini Urus, que com V8 4.0 biturbo de 650 cv anuncia 0-100 km/h em 3,6 segundos (0,1 seg. mais lento face ao Stealth) e uma velocidade máxima de 305 km/h (ainda assim 17 km/h mais lento).

O vídeo confirma ainda o aspeto final do SUV da Lister (também conhecido pelo nome de código LFP), com uma frente imponente onde sobressai um para-choques saliente, além de vários elementos em fibra de carbono (nomeadamente no lábio dianteiro de maiores dimensões e nas entradas de ar em cada lado da grelha). Na traseira, há ainda um difusor sobredimensionado em carbono e uma nova ponteira de escape, responsável pelo som mais “rouco”. Novas são também as jantes em preto e os logótipos específicos do preparador especialista em modelos da Jaguar.

O Stealth já está disponível para encomenda, com preços a começarem nos 138 mil euros.

Deixe um comentário

*