Evoque e Discovery Sport ganham versões plug-in

Range Rover Evoque P300e View Gallery 16 photos

Com base num motor de três cilindros a gasolina, as versões P300e permitem reunir 309 cv e alcançar até 66 km em modo elétrico.

A Land Rover anunciou a abertura das encomendas das versões híbridas plug-in da dupla Range Rover Evoque e Discovery Sport. Com a designação P300e, estas novas opções PHEV apoiam-se num novo sistema formado por um motor 1.5 de três cilindros turbo a gasolina da família Ingenium e um motor elétrico, para um débito total de 309 cv (tornando-se assim as mais potentes da gama) e um binário máximo de 540 Nm, funcionando em associação com uma caixa automática de oito velocidades. Trata-se de uma solução mais compacta face ao de quatro cilindros, que permite libertar espaço para os circuitos de arrefecimento do sistema híbrido. Além disso, é mais eficiente, uma vez que a existência de menos cilindros implica menos componentes em movimento e menos fricção. Por fim, é uma solução até 37 kg mais leve. A base tecnológica deste motor tricilíndrico é a mesma dos motores de quatro e seis cilindros da JLR. Este bloco a gasolina, responsável por movimentar o eixo dianteiro, debita um máximo de 200 cv. Ambos os modelos contam com um pack de baterias de iões de lítio com 15 kWh de capacidade, dotado de uma cobertura inferior em aço de 6 mm de espessura e posicionado debaixo dos bancos traseiros – junto a um depósito de combustível ligeiramente mais pequeno. As baterias garantem uma autonomia em modo elétrico até 66 km no Evoque e 62 km no Discovery Sport (WLTP) – no qual é possível circular a uma velocidade máxima de 135 km/h. Estas baterias alimentam o motor elétrico de 80 kW/109 cv fornecido pela GKN que se encontra colocado no eixo traseiro – numa posição que não compromete o formato da suspensão multibraços embora reduza a altura ao solo dos dois modelos mais vendidos da Land Rover de 212 para 172 mm.

Apesar do peso adicional destas versões, as prestações anunciadas são promissoras. No caso do Evoque P300e com 2082 kg anuncia 0-100 km/h em 6,4 segundos face aos 10,5 segundos do D150 que pesa apenas 1810 kg. No caso do Discovery Sport o tempo 0-100 km/h é cumprido em 6,6 segundos. As versões P300e têm consumos homologados de 1,4 l/100 km e emissões desde 32 g/km de CO2. Estes modelos podem carregar em mais de seis horas a 7 kW numa wallbox doméstica ou até 32 kW num carregador rápido que permite obter até 80% da carga em cerca de meia hora.

Preços:

Land Rover Discovery Sport P300e

Standard                            51.840 euros

S                                           56.719 euros

SE                                        60.430 euros

HSE                                      65.665 euros

R-Dynamic base               54.127 euros

R-Dynamic S                     59.057 euros

R-Dynamic SE                   62.819 euros

R-Dynamic HSE                67.749 euros

 

Range Rover Evoque P300e

Standard                            53.313 euros

S                                          57.786 euros

SE                                        62.971 euros

HSE                                     68.053 euros

R-Dynamic                         55.804 euros

R-Dynamic S                     60.175 euros

R-Dynamic SE                   65.512 euros

R-Dynamic HSE                70.544 euros

Deixe um comentário

*