Toyota aposta em novo SUV híbrido Highlander

Toyota Highlander View Gallery 4 photos

Posicionando-se acima do RAV4, o modelo de sete lugares e tração integral anuncia 243 cv de potência combinada.

A Toyota anunciou que lançará no início de 2021 em Portugal o novo SUV Highlander. O modelo em questão, já na quarta geração, e que começou por ser revelado ao público no Salão de Nova Iorque (EUA) de 2019, começou por ser aposta nos EUA, Japão e Austrália. Feito com base na plataforma TNGA-K – a mesma do Camry -, o Highlander posicionar-se-á acima do RAV4. Surge munido de um sistema híbrido com base num motor 2.5 de quatro cilindros a gasolina a funcionar no ciclo Atkinson, em conjugação com dois motores elétricos (alimentados por uma bateria de hidretos metálicos níquel, posicionada sob a segunda fila de bancos) – um por eixo – para um total de 243 cv. O motor elétrico posicionado no eixo traseiro permite operar o sistema de tração integral variável AWD-i (já disponível no Prius). Ao todo o sistema 4×4 conta com quatro modos de condução, incluindo uma função Trail, que permite operar em modo totalmente elétrico.

O SUV de sete lugares tem 4950 mm de comprimento, 1930 mm de largura e 1730 mm de altura, além de uma bagageira com 658 litros de capacidade, extensíveis a 1909 litros caso a segunda e a terceira fila sejam rebatidas. A segunda fila tem bancos que podem deslizar até 190 mm. O novo modelo da Toyota vem equipado com jantes de 18 a 20 polegadas. As especificações ainda não foram anunciadas para o novo Highlander, apenas 152 g/km de emissões de CO2 e uma média de consumos de 6,7 l/100 km (valores WLTP à espera de homologação). O fabricante adianta ainda que o SUV tem capacidade de reboque até 2 toneladas.

Por dentro, no nível mais equipado Premium, o Highlander surge com vários espaços para arrumação, tomadas USB à frente e na segunda fila e inclui equipamento como o HUD, sistema de carregamento do smartphone por indução, sistema de infotainment com ecrã de 12,3 polegadas compatível com Android Auto e Apple Carplay, bancos dianteiros refrigerados e espelho retrovisor digital. No pack de segurança Safety Sense fazem parte o sistema de deteção de pré-colisão, cruise control adaptativo, máximos automáticos, leitor de sinais de trânsito e assistente de saída de faixa.

Deixe uma resposta

*