F1 confirma regresso com oito corridas na Europa

Fórmula 1 prepara regresso em julho

Arranque será a 5 de julho, na Áustria. Em agosto haverá duas corridas em Silverstone.

A Fórmula 1 prepara o regresso à atividade depois da suspensão da competição devido ao coronavírus. A organização confirmou, para já, oito corridas para o arranque da presente temporada, todas em solo europeu e à porta fechada. Apesar do “pesadelo” logístico que deverá envolver a organização das corridas em virtude dos constrangimentos atuais, a FIA anunciou o arranque da temporada para 5 de julho, para o Grande Prémio da Áustria, que se disputará no Red Bull Ring em Spielberg. Na semana seguinte, a 12 de julho, a mesma pista receberá a segunda jornada da competição. A caravana passará ainda pela Hungria, Barcelona, Spa e Monza, sendo que pelo meio de agosto haverá uma nova jornada “dupla” com dois fins de semana seguidos em Silverstone – com a segunda das quais a pretender assinalar os 70 anos da F1, que arrancou precisamente no circuito britânico. A derradeira jornada europeia disputar-se-á em Monza, a 6 de setembro.

A FIA estima que seja possível realizar entre 15 e 18 provas até ao final do ano, com a temporada a ser alargada até dezembro. O restante calendário do mundial só deverá ser conhecido nas próximas semanas. O regresso dos espectadores às bancadas também é, para já, uma incógnita. Recorde-se que o calendário da Fórmula 1 deste ano previa 22 corridas em 22 países.

Entretanto, têm subsistido rumores em torno de uma possível reformulação do figurino dos fins de semana de competição com a realização no sábado de “corridas de sprint” com uma grelha invertida, em vez da tradicional qualificação, mas Toto Wolff, o patrão da Mercedes-Petronas, ter-se-á manifestado contra a ideia por considerar que é injusta para as equipas que habitualmente ocupam os lugares da frente. As alterações das regras na presente temporada implicam unanimidade entre todas as formações e que significa que esta mudança deverá ser vetada.

Calendário provisório:

5 julho – G.P. Áustria – Spielberg, Áustria

12 julho – G.P. Estíria – Spielberg, Áustria

19 julho – G.P. Hungria – Budapeste, Hungria

2 agosto – G.P. Grã-Bretanha – Silverstone, Reino Unido

9 agosto – G.P. do 70.º aniversário da F1 – Silverstone, Reino Unido

16 agosto – G.P. Espanha – Barcelona, Espanha

30 agosto – G.P. Bélgica – Spa-Francorchamps, Bélgica

6 setembro – G.P. Itália – Monza, Itália

Deixe um comentário

*