Yugo com 960 cv está à venda

Yugo View Gallery 4 photos

Americano modificou o modelo da antiga Jugoslávia, que passou a contar com dois motores V8 da Cadillac – um por eixo!

Lançado em 1980, o Yugo era um modelo produzido na antiga Jugoslávia que nem sempre é recordado pelas melhores razões. Apesar disso, o modelo da Zastrava com apenas 3,50 metros de comprimento teve alguma saída na Europa e chegou a ser exportado para os EUA, onde vendeu 140 mil unidades – sobretudo por ser o carro mais barato do mercado da altura. Agora, um homem residente em Portage (Indiana, nos Estados Unidos) está a vender através do Facebook um exemplar no mínimo bizarro do Yugo GV (uma versão específica para o mercado norte-americano). Produzida em 1986 (um ano depois do seu lançamento na “Terra do Tio Sam”), em vez do pequeno bloco 1.1 de quatro cilindros com 55 cv do modelo de fábrica, acoplado a uma caixa manual de quatro velocidades, esta unidade em concreto recebeu dois motores V8 8.2 (sim, dois!) retirados do Cadillac Eldorado de 1970, que de fábrica tinha 400 cv: um posicionado à frente e outro colocado na mala! Não satisfeito, o dono reprogramou cada um dos motores, puxando-os para 480 cv. Isso significa que este Yugo “frankenstein” chega a um total de 960 cv. Uma das particularidades desta unidade é que conta com um único sistema de refrigeração para ambos os motores. O que significa que o ideal é não ter ambos os motores a funcionar ao mesmo tempo – apesar de, em teoria, poderem trabalhar em conjunto. O motor traseiro é o que trabalha a maior parte das vezes.

Como se não bastasse a ousadia de colocar a dupla de motores V8, o pequeno Yugo “calça” umas jantes cromadas retiradas de um Chevrolet Corvette – o que obrigou a alargar consideravelmente o carro para o efeito. Em vez dos 825 kg modelo de fábrica, este exemplar de tração integral pesa cerca de 1900 kg. Estas alterações substanciais obrigaram a modificações na suspensão e nos travões. No interior, foi encaixada uma “roll-cage” – aliás, este “super” Yugo já participou em diversas corridas. Apesar disso, a placa de matrícula dá a entender que pode circular na estrada.

Este Yugo “bimotor” muito peculiar (que do modelo original já terá muito pouco) está venda por 23 mil euros.

Deixe uma resposta

*