Renovado Kia Stonic ganha motor “mild hybrid”

Kia Stonic facelift View Gallery 6 photos

Mais personalização e tecnologia para o SUV que estará disponível no último trimestre deste ano.

A Kia vai atualizar o Stonic no outono deste ano. O SUV coreano beneficia de novos faróis em LED e de novas opções de personalização. Realce para as duas novas cores exteriores cinza e azul, além de novas opções em dois tons – ao todo existem até 20 combinações de cores -, e novas jantes de 16 polegadas.

A grande novidade é, no entanto, a introdução do motor de três cilindros a gasolina turbo 1.0 T-GDI “mild hybrid” Smartstream. Este propulsor de nova geração contempla um sistema de 48V e uma bateria de polímero de iões de lítio que ajudar a uma maior entrega de binário (16% superior, até 200 Nm, face ao “mil” tradicional), mas também otimiza a eficiência sobretudo nos arranques graças a um novo gerador de arranque de 12 kW. Este novo motor estará disponível em versões de 100 e 120 cv, com opção de uma nova caixa manual de seis velocidades equipada com um sistema “clutch by wire” ou de dupla embraiagem de sete relações. Estas alterações permitem, por exemplo, viajar à vela com o motor desligado até um máximo e 125 km/h e beneficiar de uma ignição instantânea ao pressionar o pedal do acelerador, travão ou embraiagem (no caso da caixa DCT). À disposição estão os modos de condução Eco, Sport e Normal. Esta nova motorização contribui para uma redução das emissões de CO2 na ordem dos 10%, segundo a marca. O motor de acesso à gama continuará a ser o 1.2 a gasolina atmosférico com 84 cv.

O restyling do Stonic tem em conta ainda mais tecnologia no interior, com destaque para o novo sistema de infotainment com ecrã maior de 8 polegadas, com ligação Bluetooth para smartphone de forma automática e com direito a navegação nos níveis mais equipados. Já o sistema de telemetria UVO Connect, que conta com comandos por voz, possibilita aceder, entre outras coisas, a informações de trânsito em tempo real, previsão do tempo, preço do combustível, zonas de estacionamento e pontos de interesse. Há também uma nova função User Profile Transfer, ideal quando o carro tem vários utilizadores, que permite transferir as especificações de cada condutor para uma cloud. O painel de instrumentos digital de 4,2 polegadas também foi atualizado, e há novas opções de personalização do interior em azul e amarelo. Entre os sistemas de segurança, inclui a travagem automática de emergência com deteção de peões, permanência na faixa de rodagem, deteção de ângulo morto, reconhecimento de sinais de trânsito, cruise control adaptativo e detetor de tráfego cruzado traseiro.

Deixe uma resposta

*