Cadillac estreia nova geração de baterias

Cadillac Lyriq Concept View Gallery 19 photos

Protótipo do SUV elétrico Lyriq garante até 480 km de autonomia, com baterias de níquel-cobalto-manganês-alumínio.

A Cadillac reconhece que o Lyriq agora apresentado é 80 a 85% do modelo final embora lhe chame um concept. Trata-se do primeiro modelo 100% elétrico da marca norte-americana, com lançamento previsto para 2022, que tem a particularidade de estrear uma nova geração de baterias compostas por níquel-cobalto-manganês-alumínio. Segundo o fabricante do grupo GM, estas baterias Ultium utilizam menos 70% de cobalto e de materiais raros comparativamente com as tradicionais de iões de lítio. Além disso, funcionam através de módulos interligados, o que reduz em 90% o número de cabos. O emblema de luxo diz que as bateiras de 100 kWh de capacidade garantem até 483 km de autonomia. As baterias de 400V suportam carregamentos rápidos a 200 kW, sendo possível encher 80% da bateria em cerca de meia hora. O Lyriq possui um centro de gravidade baixo graças às baterias colocadas no piso do carro, além de uma distribuição de peso perto de 50/50.

Embora ainda não tenha revelado as dimensões deste Lyriq, estima-se que estará próximo de 4,90 metros de comprimento – próximo do porte de um Audi e-tron. O novo modelo da Cadillac, que será produzido nos EUA e na China, é feito a partir da nova plataforma BEV3 e será proposto com tração traseira ou integral. Este Lyriq é “puxado” por um motor elétrico de 180 kW no eixo dianteiro e com 250 kW no eixo posterior, o que lhe permite combinar 330 kW ou 450 cv.

Visualmente, o SUV destaca-se pela frente imponente, pelos faróis em LED de formato afilado, e o logótipo da marca iluminado. Atrás, o modelo com tejadilho de formatou coupé apresenta farolins em LED que se prolongam no pilar C. O interior deste modelo com quatro lugares individuais é muito próximo do novo Escalade, com os olhares a concentram-se na dupla de ecrãs em LED de formato curvo com um total de 33 polegadas e realidade aumentada, onde é projetada a instrumentação digital e o sistema de infotainment. Este ecrã em LED tem uma resolução de 1 bilião de cores. A juntar a isso, há um HUD de grandes dimensões.

A nível tecnológico, o Lyriq vem equipado com uma versão atualizada do sistema de condução semi-autónoma Super Cruise, que possibilita circular sem necessitar de colocar as mãos no volante em cidade e autoestrada, fazer mudanças de direção, em determinadas condições. Além disso, é possível fazer estacionamento automático (paralelo ou perpendicular) através de um controlo remoto. Há ainda um sensor que permite cancelar o ruído, que é capaz inclusivamente de eliminar o ruído dos pneus.

Deixe uma resposta

*